Olá, empreendedores! Sexta-feira também é dia de Startup da Vez!

Hoje, conversaremos com André Damasio, desenvolvedor da mineira ‘Viu? Espaço Colaborativo’, plataforma que permite o usuário compartilhar e ver informações em um mapa sobre lugares da cidade. Sua dinâmica cria memórias afetivas para além dos famosos pontos turísticos exaltados pela grande mídia. Vamos conferir essa ideia?  

1- O que é sua startup e como surgiu a ideia?

O ‘Viu? Espaço Colaborativo’ é um site no qual o usuário poderá compartilhar e ver informações em um mapa sobre lugares da cidade. As outras pessoas farão o mesmo e assim o conhecimento e a memória relativos ao local vão sendo construídos à medida em que o site é usado. As postagens são geolocalizadas, possibilitando que os usuários navegam pelo mapa e vejam as publicações dos demais ou dele próprio. Portanto, o ‘Viu? Espaço Colaborativo’ é uma iniciativa para tornar o cidadão participante da vida política, através da redescoberta da cidade e da  construção de uma nova significação para a mesma.
        

2- Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

Nós fizemos esse site no trabalho de conclusão do curso de produção multimídia da PUC. Então, o primeiro passo foi chegarmos no último período do curso.

3- Como enxerga sua startup em dois anos? Tem potencial de crescimento?

Enxergamos que as pessoas já saberão da existência do nosso produto e usarão. Pretendemos ter 1000 usuários engajados.

4- Qual é seu modelo de negócios?

No ‘Viu? Espaço Colaborativo’ o usuário pode compartilhar sua visão, noticiar acontecimentos, bem como postar o que sente vontade sobre espaços da cidade. Com isso, lugares e temas que estavam fora dos holofotes midiáticos têm a potência de serem alvo de debates e discursão.

Por outro lado, o objetivo do ‘Viu? Espaço Colaborativo’, conforme o próprio nome diz, é fazer os usuários compartilharem acontecimentos do dia-a-dia, através de smartphones e tablets, dispositivos que potencializam a publicação colaborativa. Esperamos que as pessoas se sintam incentivadas a interagir com a cidade de uma forma diferente e proativa, além de prestarem mais atenção no que ocorre em sua volta.

E ainda, através do site, a procura por informações sobre um determinado lugar é facilitada, já que as notícias e informações são postadas exatamente onde o fato ocorreu. Dessa forma, as mensagens atingem o destinatário final de forma mais eficaz e rápida.

 

Site: http://viu.club/

Fase: Expansão da Plataforma

Facebook: www.facebook.com/viu.club.espaco

 

Breno Freire

contato@lapresse.com.br

LaPresse – Assessoria de Imprensa para PME e Startups

Fan Page do StartupsStars

 

Use Facebook to Comment on this Post