Entrevista: Andrei Bedene | Youtuber, Canal: “Você Não Sabia?”

0
29 August, 2015 at 7:01 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Oi gente!

Faz um tempão que eu não entrevistava empreendedores.. Nada como voltar à ativa com um youtuber incrível como o Andrei Bedene. Digo isso, pois acompanho ele há mais de um ano.. E sei que a vida de uma estrela do Youtube, é bem difícil.. Sempre conversamos e vejo o quanto ele é dedicado, focado e claro, divertido! Ele tem um canal chamado “Você Não Sabia?” com 490K incritos. A meta é chegar à 1MM, se consolidar como empreendedor, produtor e apresentador de vídeos na internet. Eu não tenho dúvidas que ainda esse ano, ele vai chegar lá! Aproveitem a entrevista!

Talita: O Canal Você Não Sabia é um Sucesso! Parabéns! Me conta como você teve essa super ideia.

Andrei: Tudo aconteceu em 2012. Eu havia acabado de fechar uma empresa, no ramo de publicidade interativa, porque ela não deu certo. Comecei a pesquisar e refletir o que faria da vida, e no meio dessas pesquisas, comecei a estudar o youtube como uma possibilidade.

Vi que nos Estados Unidos muitos já faziam disso o seu trabalho, e que aqui no Brasil alguns estavam se arriscando ao mesmo.

Fiquei alguns meses pensando em uma boa ideia, criei alguns canais que não deram certo, porque não eram boas

voce nao sabia logo

ideias. Até que um dia cheguei no conceito de falar das curiosidades de filmes, series, desenhos. Eu sempre gostei de produzir videos, efeitos especiais, então sempre fui muito “curioso” de como aconteciam os bastidores de filmes e series.

Talita: Qual é a maior dificuldade para um youtuber?

Andrei: “Hoje talvez a maior dificuldade seja a questão financeira. Pelo menos para um canal como o meu, não consigo sozinho fazer um vídeo por semana, são muitas horas dedicadas a pesquisas, escrever roteiro, e gravar, editar.

Quando eu trabalhava sozinho no canal conseguia fazer em média 1 vídeo a cada 3 semanas, para conseguir manter 1 vídeo por semana tive que aumentar a equipe do canal para 6 participantes. Estamos já com projetos de, em breve começar a ter 2 vídeos por semana.

Mas então, voltando a pergunta, com o que o Youtube/Google paga hoje é super complicado manter 6 pessoas participando, é difícil ter faturamento para pagar todos. Porque afinal, o canal funciona como uma empresa.
E a internet ainda é uma terra meio “zuada” aonde empresas querem pagar pouco dinheiro para anunciar seus produtos, mesmo que muitas vezes você com o seu canal no Youtube vai impactar muito mais pessoas.”

Talita: Hoje, como você faz a seleção dos próximo temas?

Andrei: Fazemos de acordo com os mais pedidos pelo publico, os mais citados. Também analisamos assuntos quentes do momento e assuntos que realmente tenham coisas legais para serem contadas.

Talita: De todos os seus vídeos, qual o seu preferido e por quê?

Andrei: “Hoje o meu preferido é o vídeo sobre o antigo canal Fox Kids, porque foi um vídeo que deu muito trabalho para ser pesquisado. Eu tive que fazer a pesquisa toda em sites inglês, porque havia muito pouco material em português e consegui muitos vídeos antigos e raros. Com certeza não existe ainda nada parecido, em português, como o nosso vídeo.”

Talita: Lembro que você precisou deletar alguns vídeos com muitas visualizações para se adequar às normas do Youtube. Qual o cuidado inicial que as pessoas devem ter?

Andrei: “A politica de direitos autorais do Youtube é rígida. Ela sempre dará ganho de causa para o dono dos direitos, e aí você precisa entrar em contato com esse dono, para tentar um acordo, uma parceria.

O cuidado que as pessoas devem ter, é saber que não podem usar uma musica inteira, ou trechos grandes de filmes, séries, desenhos, o tempo que costumo indicar é até 10 segundos. A chance de dar problema daí será minima.

Talita:  Do dia zero até hoje com todos esses seguidores, o que você aprendeu de mais relevante?

Andrei: “Aprendi muitas coisas, como por exemplo, observar melhor as oportunidades que aparecem em nossa vida.

Hoje consigo olhar pra trás e ver quanta oportunidade acabei deixando escapar por não saber dar prioridade para as coisas certas. A vida vai nos ensinando. Hoje já sei melhor com o que devo me dedicar mais, o que vale a pena investir meu tempo, e o que não vai me levar a lugar nenhum. Parece um pouco filosófico falando. Mas tem tudo a ver com o foco. Focar naquilo que você realmente quer. Focar em fazer acontecer.

É o tipo de coisa que aprendi com o Youtube, mas que também poderia ter aprendido com uma empresa de auto-peças, uma escola de idiomas, ou uma start-up. É o tipo de coisa que todo empreendedor iniciante passa.”

Muito bom Andrei! Você me inspira com sua garra e me diverte com seus vídeos! Conte sempre comigo para o que precisar (inclusive com todas àquelas dúvidas que, às vezes, tento te ajudar risos).

Sigam o Andrei nas redes sociais:

Facebook Andrei Bedene

Facebook Canal Você Não Sabia

Instagram Andrei Bedene

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: [email protected]

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply