Oi gente!

Em todas as minhas palestras, foco bastante no tema “Parceria”. Eu acredito que essa possa ser a chave para abrir a porta de diversas estratégias ainda no papel. Mas o difícil mesmo é compreender quem pode ser um bom parceiro para seu negócio! Então, resolvi listar alguns itens que podem te ajudar na hora de identificar esses possíveis “leads”.

1 – Região

Se sua empresa está começando, normalmente, ela está focada em uma região.. Então, vocês precisam encontrar também empresas que estejam ao redor.. Não apenas aquelas que estão nas propagandas por todos os lugares, mas talvez, uma que seja em uma garagem, mas que possui um mailing incrível. Procure o pessoal que promove eventos de tecnologia em sua cidade assim como, as AJEs locais.

2 – Mercados Diferentes

Pensem sempre que as empresas são complementares! Qualquer ideia diferente, pode atrair a curiosidade dos usuários.. Então, qualquer empresa que já possui um nome mais forte no mercado, pode ser sua parceira, independente do mercado que ela esteja inserida. O que você precisa saber é como utilizar esse potencial para que vocês possam ganhar juntos: você que é bom em mkt digital pode ajudar a empresa que é boa em vendas off-line e vice versa. Exemplo: A AJE Bahia possui diversos pequenos empresários associados.. A Agiliza é uma solução de contabilidade online para esse público da AJE.. Melhor casamento não há!

3 – Parceria pode ser cobrada?

A palavra parceria incialmente, é interpretada para pessoas ou empresas que se somam com um objetivo comum: crescer, fortificar as marcas etc. Mas eu acredito muito que você pode fazer parte ou ganhar comissão da taxa de sucesso de uma parceria! Como eu sempre digo, ganhar dinheiro faz parte do mercado e é quase essencial. Se você cobra desde o primeiro momento, isso é uma venda, não uma parceria.

4 – Não deixe tudo na mão do Parceiro

Esse último ponto é bem relevante. As vezes, achamos que o outro deve fazer tudo ou ficamos esperando sentados a atitude dos outros. Esqueça isso para sempre. Se você quer fazer uma parceira estratégica, esteja pronto para carregar “tudo nas costas”. Calma, isso não significa que o trabalho precisa ser todo seu, mas é melhor você contar com isso, do que depois ficar chateado que o outro não deu atenção suficiente. Isso é a coisa mais comum do mundo, um esperar pelo outro e nada sair do lugar.

É isso gente!

Para crescer no blog, tenho feito parcerias e tenho conseguido cada dia mais atingir meus objetivos! Quero agradecer sempre à LaPresse, Dev4Web e CanalSL, que abraçaram a causa do blog junto à mim!

Beijos e boa sorte!

Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Instagram Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo