Como aprender lógica de programação?

Nos cursos técnicos de informática, antes de aprender uma linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, C, Java, Haskell, Php, se ensina primeiro a lógica de programação. Cada professor do curso segue uma determinada metodologia para ensinar seus alunos sobre lógica de programação.

Tem vários livros que falam sobre esse assunto, mas na internet tem um site bacana que ensina lógica de forma simples e com animações que é o http://code.org/

Programadores e celebridades como Bill Gates e Mark Zuckerberg se juntaram à organização Code.org para incentivar crianças e jovens a aprender programação. A Code.org é uma organização sem fins lucrativos que visa aumentar o ensino de programação de computadores em escolas e direcionar pessoas através de ferramentas online.

A organização lançou um vídeo que conta com depoimentos de celebridades, jogadores de basquete e grandes nomes da tecnologia.

O vídeo conta também com a participação de Jack Dorsey, o homens por trás do Twitter, Drew Houston, do Dropbox e Ruchi Sanghvi, a primeira engenheira mulher contratada pelo Facebook. Os depoimentos fazem parte de uma campanha da Code.org: a ideia é atrair o público para a codificação e programação mostrando que não é tão difícil quanto parece.  Além disso, a organização está investindo na divulgação da importância de tecnologia nas escolas e da carreira na área.

A Code.org  oferece ainda um programa online gratuito para ensinar programação de um jeito mais descontraído e interativo. Confira o vídeo, em inglês, abaixo:

http://youtu.be/dU1xS07N-FA

Tem o primeiro desafio chamado Hora do Código, onde teve mais de 95 milhões de pessoas participaram do curso e uma parte conseguiu certificado.

No site tem vários cursos, fases e desafios. Segue abaixo o que se pode encontrar sobre os cursos:

Frozen: Use a programação para explorar a mágica e a beleza do gelo com Anna e Elsa.

Hora do Código: Conheça os conceitos básicos da ciência da computação com a ajuda de vários personagens divertidos!

Laboratório: Crie uma história ou um jogo no Laboratório!

Código do Flappy bird: Quer criar seu próprio jogo em menos de 10 minutos? Experimente nosso tutorial sobre o Código do Flappy

Curso 1: O Curso 1 é destinado às crianças que estão aprendendo a ler.

Curso 2: O Curso 2 é destinado aos alunos que já sabem ler.

Curso 3: O Curso 3 é uma continuação do Curso 2.

Curso 4: Os alunos do Curso 4 já deverão ter concluído os Cursos 2 e 3.

Nesses cursos se aprende sobre: Condição, Composição, Depuração, Função, Laço e Sequência.

Bruno Seabra Carneiro

Bruno Seabra Carneiro

Bruno Seabra Carneiro

Sobre o Guest Blogging

Bruno Seabra Carneiro é de Manaus-AM, tem 27 anos, Bacharel em Ciência da Computação na UFAM.

E-mail: ideiasfera@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ideiasfera

Quero publicar um Guest Post

Use Facebook to Comment on this Post