Oi gente!

Muitos empreendedores acabam pedindo ajuda à outros empreendedores, que possuem mais experiência, na hora de desenvolverem seus negócios.. Isso vem lá dos Estados Unidos, com o termo “mentoring“, muito praticado por lá. Esses mentores podem receber porcentagens na startup, em troca de dar direcionamento e abrir seu networking, desse novo projeto inovador.

Existem os casos de mentorias em eventos como o Startup Weekend ou o Circuito Startup e como eu sempre ajudo nos meetups e em alguns “calls”, resolvi escrever sobre como otimizar seu tempo com seu mentor.

1 – Seja Objetivo

Quando resolver falar sobre seu negócio, esteja preparado para o “pitch”. Se o seu mentor é da área, ele vai compreender seu negócio nesses 3 minutos (no máximo) que você tem para explicar a ideia.

2 – Responda Exatamente o Que foi Perguntado

Os projetos são infinitos, os empreendedores querem chegar “ao céu”, ainda bem. Mas quando o mentor perguntar, responda exatamente o que foi perguntado.. Não coisas do tipo “mas vamos ter isso ou aquilo”.

3 – Saiba o Que quer Perguntar

Uma mentoria boa é quando o empreendedor vem com as perguntas. Muitas vezes ficamos esperando quem dá o primeiro passo e isso está errado. Você que precisa de ajuda, precisa saber onde que essa ajuda. Parece redundante, mas muitas pessoas não sabem por onde partir. Normalmente, um mentor se dedica 1 hora (no máximo), então você precisa ser claro em suas questões.

4 – Anote Tudo

Se você tem dificuldades em decorar tudo, tenha sempre um papel em mãos de tudo que seu mentor lhe orientou. Isso não significa que esse processo deve ser seguido a risca. Tudo que você aprende, precisa ter uma maturação para entender se aquilo realmente faz sentido no seu negócio. Então, anotar cada ponto, pode ser um pontapé inicial para um “brainstorm” com seus sócios ou equipe.

5 – Não Desista

As vezes é difícil ter agenda para trabalhar em uma mentoria voluntária, então você que quer tê-la, precisa insistir.. Mas não de uma forma traumática, mas sempre se deixar lembrado até que consiga esse horário com esse empreendedor que admira. Então, volte todos os passos acima e seja objetivo, responda com clareza, faça as perguntas necessárias e anote tudo para executar!

Então é isso gente, eu adoro ajudar.. Mas não consigo dar conta da demanda. :( Sempre que eu puder, estarei nos eventos ouvido sobre seus negócios e vou pedir só uma coisa, sejam objetivos que teremos 10 minutos (ou mais, só depende de você) incríveis!

Beijos

Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Instagram: MeninaExecutiva

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo