Não sei se Devo Ter uma Startup | 05 Grandes Dificuldades

0
30 November, 2014 at 10:22 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Oi gente!

O título parece um pouco forte.. Mas sempre que dou palestras as pessoas no final me perguntam qual a minha startup.. E a reação sempre é a mesma quando digo que não tenho uma. Na verdade, considero meu blog a minha startup.. Pois deixo de ser um “conteúdo” mais tradicional, por falar em tecnologia e inovação, do meu ponto de vista.

O intuito desse post é uma reflexão em torno do estrelismo quando se é empreendedor de tecnologia. Se você busca isso, por favor, vá fazer outra coisa.

Vou falar alguns tópico para você pensar se está disposto a fazer para ter sua startup:

- Portas Fechadas

É muito bonito quando lemos matérias no jornal, vemos coisas na TV.. Mas em 90% do casos, você vai ouvir milhões de nãos, pois o mercado ainda não está acostumado com nosso movimento. É algo extremamente novo e as pessoas são muito inseguras quanto a aceitação desse novo negócio.

Você vai precisar se manter firme e pivotar, se precisar.

- Time

Não pode existir uma “Euquipe” por muito tempo.. Em uma startup, enquanto um programa, o outro ta validando.. vendendo.. Entendendo o mercado. Nesse começo, as pessoas precisam ser complementares e estarem super empolgadas quanto ao negócio.. Além de ter sinergia entre as pessoas.

É preciso muita paciência e trabalhar com as pessoas certas.

- Falta de Recursos

Diferente da indústria tradicional, Franquias etc.. Os empreendedores de startups costumam (não é uma regra), começar com nada e querer logo um investidor para bancar o projeto. Bem, não é assim que funciona.. Antes de você levantar essa grana, vai precisar tirar a ideia do papel, conseguir usuários etc. No Brasil é MUITO difícil alguém colocar dinheiro em ideia, como acontece muito no Vale do Silício. Então não se iluda sobre os investimentos milionários.

É preciso se preparar para empreender

- Muitas ideias iguais

Diariamente, recebo e-mails com ideias iguais para entrarem no blog. Esse é um pequeno problema que vejo no meio, falta um pouco de ousadia.. Precisamos ter ideias que realmente modifiquem o mercado e que possam ajudar as outras pessoas.. Sempre que pensar em algo, compartilhe a ideia.. Dentro da sua cabeça ela vai ser apenas uma lembrança.. Quando você compartilha, ela começa a tomar corpo.

Ideia é apenas 5% do negócio em uma startup

- Marketing é caro no Brasil

Por temos muitos canais e muita demanda de novas startups (principalmente APPs) no Brasil, está uma loucura conseguir não só que o usuário baixe o app / acesse o site, como ele se cadastrar.. esse momento é quando vale, pois você terá as infos básicas dessa pessoa.

Seja criativo, pense em coisas virais e parcerias estratégicas

Por esses 05 motivos, eu ainda não estou preparada para ter uma startup… Mas se você é ousado, determinado e empreendedor.. Está na hora de tirar a ideia do papel e fazer com que todos esses pontos sejam esmagados! Eu vou estar aqui torcendo para que isso aconteça.. E estou sempre pronta para falar sobre alguém que me surpreende!

Boa sorte!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: [email protected]

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Startups Stars no Google +

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply