Para quê tantos Parceiros Comerciais? | Dicas B2B

1
12 agosto, 2014 at 10:18 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Oi gente!

Uma passada rápida para uma reflexão de uma coisa que tenho observado em Startups que trabalham com parceiros, muitas vezes a empresa foca tanto em investir na busca de parcerias que acaba esquecendo o mais difícil, o usuário final.

É muito comum quando uma startup consegue um investimento, ela corre, contrata uma equipe de vendas TOP, paga uma comissão agressiva e as metas são também altíssimas… Com as conversões de parcerias aumentando, parece que as pessoas se empolgam mais e acham que esse é o caminho para o sucesso da startup, mas não é não.

Não quero voltar atrás sobre minha opinião do cuidado com os parceiros, mas o valor que ele vai perceber da sua startup é quando você agrega algo a ele.. quando você consegue usuários finais para usar o produto ou o serviço que ele oferece, fora disso, em muito pouco tempo ele vai deixar de usar sua startup e muito provavelmente não vai lembrar de você quando procurá-lo, eu já vi isso muitas vezes!

Todo trabalho deve ser feito em paralelo com a aquisição ativa de usuários, os parceiros não vão dar os clientes já existentes para você, ele espera que você agregue para eles novos.

A dica é, toda essa grana investida na equipe de vendas deve ter um limite.. Vamos à um exemplo.. na indústria de táxi.. o que adianta ter um milhão de taxistas cadastrados se eu peço um táxi no APP e não consigo? A experiência do usuário foi péssima e provavelmente ele não vai mais usar essa solução, pois você demorou muito tempo em conseguir convertê-lo e o taxista parou de usar o seu sistema.

É complexo, se fosse uma receita de bolo todos estariam ricos, com milhares de parceiros e milhões de usuários.. quis só fazer uma reflexão sobre a qualidade dos parceiros, não quantidade, e o investimento do dinheiro em momentos muito próximos..  Vendas e Marketing precisam caminhar juntos e de preferência, de mãos dadas!

Beijos

Talita Lombardi

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply