Olá!

Fazia um tempo que eu não falava de vendas por aqui, mas isso está no meu sangue… no final das contas, sou uma vendedora nata! Então, como eu também adoro parcerias B2B, trouxe um pouco do que aprendi no campo para compartilhar com vocês.

Desvantagens:

– Demora no Processo de “Fechar Negócio”

Para prospectar um cliente B2B é preciso de tempo, dedicação e muita paciência. Existem duas situações aqui: ou ele já tem parceiros de mais ou ele não quer parceria alguma, pois diversos mercados já são bem explorados pelas startups existentes. Um pouco de jogo de cintura e você pode convencer alguns clientes importantes para sua carteira, o segredo é não desistir.

Todos da Empresa “parceira” pensam que são seus novos “chefes”

Quando você fecha uma parceria com qualquer outra empresa, você ganha de bônus um monte de funcionário “metido” a chefe, é tupo casamento, que você casa com a família da pessoa. O segredo é tratar todos iguais e sempre direcionar para uma pessoa todas as respostas, com o tempo as pessoas acabam entendendo.

“20% dos seus Clientes Correspondem à 80% do seu Faturamento”

Essa frase é bem famosa no mundo de vendas e acostumem-se com elas, a maioria dos usuários quer sempre comprar no mesmo lugar e seus clientes principais serão os que trarão mais faturamento, os outros parceiros te darão peso na hora de falar o tamanho da startup. O segredo aqui é nunca ficar satisfeito com esses clientes-chave, sempre busquem mais e mais.

Vantagens

– Usuários mais fiéis do que os de B2C

Uma vez que você passa por todo o processo, a empresa tende a querer sempre fazer negócio com as mesmas pessoas. É mais fácil para o adm/financeiro do cliente. Então o pós-vendas precisa ser tão bem feito quando o processo de vendas em si. Conquiste seu cliente todos os dias.

Um contrato pode reverter a situação da sua Startup

Todos os contratos são muito importantes para toda startup, mas existem aquele que podem salvar sua imagem ou mesmo, podem agregar como uma parceria-chave. Um Key Account vale mais que 10 contratos, ele vai te trazer muitos benefícios, mas vai exigir profissionalismo para ser fiel a você.

Necessidade

Hoje as empresas pedem por serviços que resolvam os problemas delas. Busquem o que falta para encaixar essas peças e seja bem sucedido, não precisa necessariamente descobrir a roda, mas descubra como aquela roda poderia deslisar melhor em qualquer tipo de solo, é a velha história de o produto mais completo é o mais aceito.

Bom gente, é isso! Espero que vocês tenham gostado! Vou tentar das mais dicas de vendas, prometo!

Um beijo

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores

Use Facebook to Comment on this Post