Olá!

Uma startup fundada no Rio, cidade maravilhosa, para explorar em um dos mercados que a cidade mais fatura: o turismo. A Razoom tem diversas opções para os usuários, quem conversou conosco foi o Aloisio Morais, CEO e Co-fundador da empresa.. Vale destacar que eles foram finalistas do Programa Iniciativa Jovem promovido pela Shell.. vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

O que é o Razoom e como surgiu a ideia?

“O Razoom é um concierge digital que reúne diversas opções de turismo de experiência, entre tours, passeios, atividades e festas, operadas por guias e agências da mais alta qualidade. Nosso objetivo é se tornar um shopping on-line de experiências, onde o turista encontrará diversas opções para montar seu próprio roteiro e conhecer seu destino.

A ideia surgiu a cerca de um ano, quando eu (Aloisio) fiz parte do Programa Shell Iniciativa Jovem de empreendedorismo. Entrei para o programa com a ideia de levar informação e dicas sobre entretenimento para as pessoas, como bares, restaurantes entre outros. Ao longo das mentorias e conversas percebi que havia um público com uma dor ainda maior: os turistas. Eles vem de outro país, tem pouca informação sobre o que é realmente bacana e confiável e, principalmente, levam muito tempo fazendo buscas na internet por informações sobre tours e atividades legais em seu destino de viagem. Além disso o turista está ficando mais exigente e não busca somente visitar cartões postais e locais conhecidos, ele hoje busca por verdadeiras experiências que o colocarão em contato com a cultura local, foi dai que surgiu o razoom. Estamos construindo o que chamamos de um concierge digital. Um site que é uma vitrine de experiências turísticas como passeios, tours, atividades e mais, onde o turista encontra informação confiável, experiências incríveis e segurança, pois selecionamos tudo com muito carinho e atenção, além de ter construído um site muito simples de navegar e com um processo de agendamento absolutamente intuitivo.

Nesse meio tempo conheci o Bernardo, o Ivan e retomei contato com o Raphael, amigo já de algum tempo. Conversamos, trocamos ideias e decidimos nos tornar sócios, para juntos construirmos o razoom.”

Competir com os grandes portais não deve ser fácil, qual o grande diferencial de vocês?

“Sem dúvida, ainda mais com o mercado tão aquecido como agora. Mas nós apostamos muito em alguns pontos, que são nossos diferenciais:

(1) nosso time, composto por pessoas com experiência no mercado de startups, TI e design. Trabalho com startups há quase 2 anos, ocupando a função de gerente de operações na Papaya Ventures e sei o quanto é complicado formar um time realmente bom e completo. No Razoom conseguimos isso, então somos capazes de desenvolver e implementar melhorias com muita agilidade. Como somos, antes de mais nada, uma plataforma de tecnologia, isso se torna um grande diferencial competitivo;

(2) as experiências do Razoom passam por um processo de curadoria rigoroso, para garantir que o turista vá de fato viver uma grande experiência. Nós conhecemos cada um de nossos fornecedores e seu trabalho. Além disso, estamos apostando no conceito de Turismo de Experiência, que coloca o turista em contato direto com o local, sua cultura e seu povo. No Razoom o turista não fará aqueles tours contemplativos batidos, em que se observa a beleza do local e ponto. Ele verá e viverá tudo que o local tem para oferecer, sua cultura, questões sociais. É uma verdade experiência de vida, aprendizado e diversão.

Hoje temos no ar um MVP, onde o turista poderá agendar diretamente na plataforma os tours que deseja, já marcando para o dia de preferência. Mas isso é só o começo, temos em nosso roadmap diversas coisas bem legais que vão levar o planejamento de viagem a um novo nível e facilidade e interatividade, com entrega de diversas informações através de nossa plataforma. Além disso, vamos construir uma ferramenta B2b para que os guias tenham mais informações sobre os tours agendados, seus clientes e até seus negócios. Esses são também diferenciais e soluções que vão nos dar boa vantagem competitiva, mas é coisa para um futuro próximo, um passo por vez. rs ”

 

razoom

Qual o público que vocês estão focando, nacional ou internacional?

“Nosso público alvo é composto por turistas estrangeiros independentes, que utilizam a internet como principal fonte de informação para tomada de decisão sobre os lugares que irão visitar e que gostam de montar seu próprio roteiro de viagem. Entretanto, não excluímos o brasileiro a procura de experiências diferentes nem o próprio carioca, que pode encontrar no razoom experiências para explorar mais a cidade e conhecer lugares e atrações que ainda não conheciam.”

Qual a grande dificuldade que vocês tiveram e como resolveram?

“Estamos bem no começo do negócio, lançamos o site há apenas um mês. Acho que por enquanto todos nossos desafios foram em questão como gestão de equipe e tarefas. Moramos em cidades diferentes, eu no Rio e meus 3 sócios em Teresópolis, então tudo precisa estar muito alinhado para a coisa andar bem, mas estamos conseguindo andar bem rápido e os resultados tem sido bacanas.

A rotina do empreendedor por si só é cheia de desafios na verdade né? E no final das contas, a única coisa que pode de fato solucionar esses problemas é muita disposição e energia positiva, para encarar o que vier pela frente e passar por esse grande e desafiador aprendizado.”

Pode apresentar o time se quiser =)

“- Aloisio Corrêa de Moraes (24 anos) é formado no curso de Graduação em Produção Cultural pela UFF.

Raphael dos Santos de Faria (29 anos) é formado no curso de Comunicação pela Universidade Estácio de Sá e atualmente cursa MBA em Design Estratégico no Instituto INFNET. 

 

– Bernardo Bucher Bourguignon Barbosa (25 anos) e formado no curso de Graduação em Ciência da Computação da UNIFESO e atualmente cursa MTI em Arquitetura de Software no Instituto INFNET. 

– Ivan de Freitas Júnior (21 anos) trabalha com desenvolvimento e design de interfaces e web desde os 16 anos. “

 URLhttp://razoom.com.br/

Fase: Acelerados na 21212

Facebookhttps://www.facebook.com/razoombr

 Contatoinfo@razoom.com.br

 Nota

Muito bom Aloisio!! Vou ver se uso sua plataforma para descobrir coisas legais aqui no Rio!

Beijos

Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

http://www.startupsstars.com/

 

Use Facebook to Comment on this Post