Olá!

Uma startup fundada no Rio, cidade maravilhosa, para explorar em um dos mercados que a cidade mais fatura: o turismo. A Razoom tem diversas opções para os usuários, quem conversou conosco foi o Aloisio Morais, CEO e Co-fundador da empresa.. Vale destacar que eles foram finalistas do Programa Iniciativa Jovem promovido pela Shell.. vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

O que é o Razoom e como surgiu a ideia?

“O Razoom é um concierge digital que reúne diversas opções de turismo de experiência, entre tours, passeios, atividades e festas, operadas por guias e agências da mais alta qualidade. Nosso objetivo é se tornar um shopping on-line de experiências, onde o turista encontrará diversas opções para montar seu próprio roteiro e conhecer seu destino.

A ideia surgiu a cerca de um ano, quando eu (Aloisio) fiz parte do Programa Shell Iniciativa Jovem de empreendedorismo. Entrei para o programa com a ideia de levar informação e dicas sobre entretenimento para as pessoas, como bares, restaurantes entre outros. Ao longo das mentorias e conversas percebi que havia um público com uma dor ainda maior: os turistas. Eles vem de outro país, tem pouca informação sobre o que é realmente bacana e confiável e, principalmente, levam muito tempo fazendo buscas na internet por informações sobre tours e atividades legais em seu destino de viagem. Além disso o turista está ficando mais exigente e não busca somente visitar cartões postais e locais conhecidos, ele hoje busca por verdadeiras experiências que o colocarão em contato com a cultura local, foi dai que surgiu o razoom. Estamos construindo o que chamamos de um concierge digital. Um site que é uma vitrine de experiências turísticas como passeios, tours, atividades e mais, onde o turista encontra informação confiável, experiências incríveis e segurança, pois selecionamos tudo com muito carinho e atenção, além de ter construído um site muito simples de navegar e com um processo de agendamento absolutamente intuitivo.

Nesse meio tempo conheci o Bernardo, o Ivan e retomei contato com o Raphael, amigo já de algum tempo. Conversamos, trocamos ideias e decidimos nos tornar sócios, para juntos construirmos o razoom.”

Competir com os grandes portais não deve ser fácil, qual o grande diferencial de vocês?

“Sem dúvida, ainda mais com o mercado tão aquecido como agora. Mas nós apostamos muito em alguns pontos, que são nossos diferenciais:

(1) nosso time, composto por pessoas com experiência no mercado de startups, TI e design. Trabalho com startups há quase 2 anos, ocupando a função de gerente de operações na Papaya Ventures e sei o quanto é complicado formar um time realmente bom e completo. No Razoom conseguimos isso, então somos capazes de desenvolver e implementar melhorias com muita agilidade. Como somos, antes de mais nada, uma plataforma de tecnologia, isso se torna um grande diferencial competitivo;

(2) as experiências do Razoom passam por um processo de curadoria rigoroso, para garantir que o turista vá de fato viver uma grande experiência. Nós conhecemos cada um de nossos fornecedores e seu trabalho. Além disso, estamos apostando no conceito de Turismo de Experiência, que coloca o turista em contato direto com o local, sua cultura e seu povo. No Razoom o turista não fará aqueles tours contemplativos batidos, em que se observa a beleza do local e ponto. Ele verá e viverá tudo que o local tem para oferecer, sua cultura, questões sociais. É uma verdade experiência de vida, aprendizado e diversão.

Hoje temos no ar um MVP, onde o turista poderá agendar diretamente na plataforma os tours que deseja, já marcando para o dia de preferência. Mas isso é só o começo, temos em nosso roadmap diversas coisas bem legais que vão levar o planejamento de viagem a um novo nível e facilidade e interatividade, com entrega de diversas informações através de nossa plataforma. Além disso, vamos construir uma ferramenta B2b para que os guias tenham mais informações sobre os tours agendados, seus clientes e até seus negócios. Esses são também diferenciais e soluções que vão nos dar boa vantagem competitiva, mas é coisa para um futuro próximo, um passo por vez. rs ”

 

razoom

Qual o público que vocês estão focando, nacional ou internacional?

“Nosso público alvo é composto por turistas estrangeiros independentes, que utilizam a internet como principal fonte de informação para tomada de decisão sobre os lugares que irão visitar e que gostam de montar seu próprio roteiro de viagem. Entretanto, não excluímos o brasileiro a procura de experiências diferentes nem o próprio carioca, que pode encontrar no razoom experiências para explorar mais a cidade e conhecer lugares e atrações que ainda não conheciam.”

Qual a grande dificuldade que vocês tiveram e como resolveram?

“Estamos bem no começo do negócio, lançamos o site há apenas um mês. Acho que por enquanto todos nossos desafios foram em questão como gestão de equipe e tarefas. Moramos em cidades diferentes, eu no Rio e meus 3 sócios em Teresópolis, então tudo precisa estar muito alinhado para a coisa andar bem, mas estamos conseguindo andar bem rápido e os resultados tem sido bacanas.

A rotina do empreendedor por si só é cheia de desafios na verdade né? E no final das contas, a única coisa que pode de fato solucionar esses problemas é muita disposição e energia positiva, para encarar o que vier pela frente e passar por esse grande e desafiador aprendizado.”

Pode apresentar o time se quiser =)

“- Aloisio Corrêa de Moraes (24 anos) é formado no curso de Graduação em Produção Cultural pela UFF.

Raphael dos Santos de Faria (29 anos) é formado no curso de Comunicação pela Universidade Estácio de Sá e atualmente cursa MBA em Design Estratégico no Instituto INFNET. 

 

– Bernardo Bucher Bourguignon Barbosa (25 anos) e formado no curso de Graduação em Ciência da Computação da UNIFESO e atualmente cursa MTI em Arquitetura de Software no Instituto INFNET. 

– Ivan de Freitas Júnior (21 anos) trabalha com desenvolvimento e design de interfaces e web desde os 16 anos. “

 URL: http://razoom.com.br/

Fase: Acelerados na 21212

Facebook: https://www.facebook.com/razoombr

 Contato: info@razoom.com.br

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores

Use Facebook to Comment on this Post