Quero ser Dono | Por Rodrigo Dantas

5
14 January, 2014 at 2:45 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  5 Comments

Quero Ser Dono!

 Não confunda, esse não é um título prepotente ou orgulhoso. Essa expressão é na verdade, o sonho de 9 entre 10 pessoas como o espírito empreendedor. Ser dono do seu próprio destino, ter autonomia de trabalho, viajar quando quiser, obter sucesso na carreira, entre outros sonhos, são na verdade a síntese desse título. Ser dono é poder decidir o próximo passo. E o principal objetivo desse texto é na verdade ajudar algumas pessoas que estão nesse exato momento, na dúvida de seguir em frente com seu sonho ou não.

 A grande decisão de empreender

Um dos grandes segredos no empreendedorismo é exatamente o momento da decisão de deixar de ser empregado para ser dono do próprio negócio. Milhares de ideias são deixadas para trás por terem sido brotadas na cabeça de pessoas que não conseguiram decidir a mudança, que é realmente difícil.

Imagina se todo mundo decidisse largar empregos e se tornar dono do próprio negócio…teríamos um grande problema por exemplo, para se contratar gente querendo ser empregado. Por isso suponho que essa decisão (no qual tomei no ano de 2013) não é fácil para ninguém, mesmo para aqueles abastados e afortunados – que têm em sua decisão o embasamento financeiro de heranças e negócio familiares em sua vida. Aí a decisão é praticamente iminente.

Pular de Paraquedas, sem a certeza que o mesmo vai abrir

Não espere desse texto uma fórmula mágica ou um conselho que vai valer à pena para você, mas espere que possa ter em mente alguns motivos que vão ajudar a chegar mais perto dessa decisão.  Primeiro de tudo: ser empreendedor não significa montar um negócio, pois você pode ser um grande empreendedor dentro de uma empresa como colaborador. Empreender está além de ser bem sucedido, de montar uma empresa de sucesso ou de ficar milionário (tsc) na internet. Ser empreendedor é: “Transformar uma Ideia, em Realidade.”

Esqueça os mandamentos do empreendedorismo, textos acadêmicos, os “10 passos para se tornar empreendedor” e a ciência querendo provar que em alguns determinados lugares nasçam mais empreendedores do que em outros. Tenha a certeza que se você ou alguém já conseguiu tirar uma ideia do papel e fazer ela ter vida, parabéns esse é o principal motivo desse texto.

Se você acha que o “glamour” quando se alcança o sucesso é uma questão de suor dos envolvidos, troque a palavra suor por sangue. Em nenhum exemplo, a expressão “Sangue nos Olhos” é tão aderente quando estamos falando de empreendedorismo. Tem tanto desafio em se tornar um empreendedor, que muitas vezes a desistência se torna o principal motivador para se acabar com empresas e negócios. Os motivos podem ser inúmeros: O governo que não incentiva (impostos), a concorrência desleal, não encontrar o sócio certo, não ter dinheiro, “não quero abrir mão de férias, décimo terceiro salário” e etc. É tanto obstáculo, que por isso 99% das ideias não saem do papel. E o que é pior, tá cheio de gente falando: “Puxa tive essa ideia lá atrás…”

Fique atento aos sinais.

Um dos grandes motivadores do projeto “Sonho Grande”, no qual eu me orgulho, é conseguir ajudar pessoas a identificar o momento exato dessa decisão de largar tudo para empreender. E descobri que os principais insights dessas pessoas, são na sua maioria, os mesmos sinais. Algumas pessoas querem ganhar mais, outras querem ter autonomia de trabalho, a maioria quer trabalhar em casa e por aí vai. A minoria das pessoas pensa no principal sinal para ser empreendedor: estar disposto a grandes sacrifícios em prol de uma ideia. Quando digo a minoria, é a minoria mesmo. São exatamente essas, que acredito terem o melhor ingrediente para o sucesso. Eles não têm medo de falhar. Muito menos de mudar. Existem muito sinais, em que cada pode enxergar o momento certo. Uma demissão por exemplo, pode ser um dos grandes sinais impostos pelo destino para você colocar em prática um sonho.

Costumo não dar somente “porradas” quando alguém me pergunta sobre como tomar uma decisão que impacta na família, no seu orçamento ou na sua rotina. Sempre reforço que empreender é o meio mais sustentável de viabilizar sonhos. Se você quer viajar quando quiser, ter a casa que achar melhor ou simplesmente trabalhar onde sonhar, o empreendedorismo pode ser o caminho mais saudável e duradouro. A não ser que estamos falando com pessoas que ainda sonham em ganhar na loteria. Aí sim, esse texto não é para você.

Estou decidido. E agora?

 Lembre-se que o sucesso sempre estará do lado de ideias que daqui para frente têm em seu principal objetivo: sustentabilidade, necessidade, qualidade e bom atendimento.

Falamos o tempo todo simplesmente na decisão. E não de sucesso, que é outra história. Tomar a decisão de empreender e ser dono do próprio negócio nem sempre quer dizer que será um sucesso. Conte com a falha no seu script. Ela pode acontecer. E lembre-se de preparar um “plano b”. Se não der certo na primeira, você terá muita chances de não errar nas próximas. É assim com a maioria dos empresários de sucesso. Não existe mistério em uma decisão bem sucedida. Você vai ter que arriscar.

Boa sorte na decisão!

 

Rodrigo Dantas

Sobre o Guest Blogging

Rodrigo Dantas - É o CEO da Vindi – Startup de Tecnologia de Pagamentos ; Criador do Sonho Grande – Projeto de Empreendedorismo sem blá blá blá ; Colaborador do Techtudo da Globo.com 

Foi executivo por 8 anos do Itau, tem 32 anos;
Vendeu sua primeira Startup aos 29 anos;
Atleta amador de Stand Up Paddle.

Mais sobre a Vindi

http://www.startupsstars.com/

 

Use Facebook to Comment on this Post

5 Comments

  1. Pingback: Quero Ser Dono

  2. Karla / 19 January, 2014 at 1:27 pm / Reply

    Caramba que texto bacana, motivador demais…

    Parabéns pelo blog…

  3. Melissa Nakano / 4 February, 2014 at 10:06 pm / Reply

    Inspirador o texto…vou repensar muita coisa que havia afirmado planejar.

    :)

  4. LEila Amaral / 10 January, 2015 at 3:47 am / Reply

    Gostei demais do texto, soh que eh bem dificil tomar a decisão certa, mas acho que tem a hora certa mesmo. adoro o blog também.

  5. Pingback: Guest Post do StartupsStars! | Startups Stars

Leave a Reply