Maskot | Startup da Vez

0
6 January, 2014 at 11:31 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Bom dia!

Agora sim voltamos com nossos posts diários! Precisava dessas “férias”. Mas essa semana está super especial.. hoje, uma Rede Social para os nossos bichinos de estimação e agenda gratuita para o seu Pet, o Maskot. Em pouco mais de 2 meses, eles já possuem mais de 5 mil usuários cadastrados, muito legal! O Ariel Fernandes, CEO na empresa, contou um pouco mais sobre os detalhes da startup. Direto de SP para todo o Brasil.

O que é o Maskot e como surgiu a ideia?

Identificamos dois problemas no mercado:
1 - Para profissionais e empresas pet, a demanda de serviços agendados nos finais de semana é muito superior comparado aos outros dias. Do outro lado, os donos de animais se esquecem dos compromissos como data da vacinação, por exemplo, ou até mesmo não sabem quais os cuidados necessários com o seu animal.

2 - Em nossas pesquisas, não encontramos uma solução integrada para organizar as informações online do pet, ensinar seu dono quais cuidados adequados e compartilhar esses cuidados com os profissionais ou empresas que os atendem.

O Maskot é uma plataforma de agendamento integrado. Estimularemos por meio de gameficação os donos de animais com premiações e descontos para realizarem os agendamentos online em dias com menos demanda. Nosso sistema também criará agendamentos recorrentes automáticos, baseados no cadastro do animal, ensinando o responsável a cuidar melhor do seu pet. O dono do animal é notificado por email e futuramente por SMS, e a empresa ou profissional conectado a esse usuário também terá acesso às essas informações, podendo realizar agendamentos e também sendo notificado simultaneamente.

A empresa surgiu no começo de 2013 com o nome de Cão Fácil.

O Cão Fácil tinha um outro foco. Priorizávamos relacionamento para pessoas que estavam em busca de adoção de cachorros e apostamos na medalha de identificação digital ( tag com QRCode ), para quandoas pessoas encontrarem um cachorro perdido, tivessem uma maneira de devolvê-los com as informações online da URL na tag presa na coleira. Rapidamente testamos essa ideia no mercado e detectamos que nesse momento este produto não é uma prioridade no pensamento dos donos de animais. Esta solução não foi bem aceita ou ainda não esta madura o suficiente, portanto inválida na nossa concepção.

Devido ao fato do mercado brasileiro não ser educado para esse tipo de preocupação, ainda não chegou a hora de investirmos neste produto. Após a nossa chegada, apareceram várias startups com essa proposta da Tag. Esperamos que eles tenham sorte e abram caminho na divulgação da importância de identificar nossos animais, pois a medalha se tornou um plus do nosso negócio. Estamos negociando a fabricação com os chineses e por isso interrompemos as vendas deste produto.

Após esse teste no mercado percebemos que era necessário pivotar rapidamente. Foi quando, num desses “acasos internetescos”, encontrei o meu atual sócio Danilo Pereira, que estava começando a desenvolver um sistema com um foco mais inovador para resolver o problema de dois personagens no mercado PET:

O relacionamento entre os donos de animais de estimação com os donos de estabelecimentos e profissionais do segmento PET, baseado em agendamentos de cuidados e eventos.

Além disso ele tinha um nome muito mais abrangente do que o nosso antigo ( subentendido apenas para cães ) Cão Fácil: O nome é MASKOT . Na mesma semana que encontrei o Danilo decidimos unir forças, pivotar o Cão Fácil e rapidamente validar nosso novo foco.

Começar uma rede social é muito complicado, como vocês pretendem monetizar a startup?

“Estamos criando um meio social para o pet. Não faz sentido usarmos o mesmo modelo que é usado para seres humanos, mesmo sendo o dono do pet que irá utilizar a plataforma.

A vida social do pet é outra coisa. Existirá, é claro, meios de interação com outros usuários como postar ou comentar fotos, mas não queremos associar o MASKOT à uma rede social clássica. Nosso projeto inclui interação por meio de gameficação (disponível em breve), assim, queremos que todos possam exibir os níveis de “cuidados” para outros usuários da sua região. Isso será possível através das atividades concretizadas na agenda e na interação compartilhada com os profissionais ou empresas.

A monetização será através do modelo freemium. Algumas funcionalidades para empresas como presença institucional na

maskot

plataforma será free, já outras funcionalidades como a agenda e promoções será disponibilizada através de pagamento mensal. As empresas que assinarem o plano terão a vantagem do relacionamento e prospecção de novos clientes, compartilhando a agenda e recebendo notificações.

Entendemos que dessa foma, saberemos o momento exato em que o usuário precisará de um produto ou serviço. Este é o nosso grande valor para as empresas.”

Qual o motivo que as pessoas deixariam de compartilhar nas redes sociais existentes para compartilhar as coisas dos Pets no Maskot?

“Somos uma rede social diferente, nosso foco não é tirar as pessoas de outras redes e sim criar uma relação baseada nos cuidados do pet. Nos vemos como facilitadores para organizar os compromissos dos animais de estimação de forma compartilhada, além de estreitarmos e fidelizarmos clientes à empresas e profissionais PET.”

Qual a grande dificuldade que vocês tiveram e como resolveram?

“A grande dificuldade foi na hora em que detectamos que nossa ideia inicial ( o Cão Fácil ) não foi validada.

Não tínhamos muito conhecimento e investimos um bom capital nesta ideia, mas valeu o aprendizado. Tivemos a sorte de encontrar um sócio para unir forças e rapidamente pivotar nosso negócio. Aprendemos a ser rápidos, na hora certa. A equipe está muito entrosada, resultando em decisões rápidas devido a flexibilidade de todos.”

Pode apresentar o time se quiser =)

ARIEL FERNANDES - Diretor Geral de Operações e Diretor de Arte -  CEO (Chief Executive Officer) e COO (Chief Operating Officer);
DANILO PEREIRA - Diretor de Marketing e Comunicação. - CMO (Chief Marketing Officer) e CCO (Chief Communication Officer);
ANDRÉ TOYAMA - Diretor de Tecnologia / Programador - CTO chief technology officer or chief technical officer (CTO).

URLhttp://maskot.com.br/

Fase: Incubados pelo Sebrae em São José do Rio Preto - Em busca de Investidores

Facebookhttps://www.facebook.com/MaskotOficial

Twitterhttps://twitter.com/MaskotOficial

Contato[email protected]

Vídeo:

Nota

Ariel e equipe do Maskot, parabéns! Vou indicar para meus amigos que têm bichinhos!! Infelizmente, eu não tenho!

Beijos

Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

http://www.startupsstars.com/

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply