Entrevista: Guilherme Junqueira |Diretor Executivo da ABStartups

1
23 January, 2014 at 2:24 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Boa tarde!

Em clima de Campus Party, Startups e Empreendedorismo, uma entrevista muito especial… Convidei ele para participar no ano passado e agora ele vem com tudo aqui no Startups Stars, tirando diversas dúvidas que eu e todos os meus leitores tem sobre a ABStartups.

Guilherme Junqueira é um empreendedor querido, uma das figuras que mais ajudaram as startups do Brasil no ano passado (Segundo pesquisa do Startupi) e é o Diretor Executivo da ABStartups. Ele é daquele tipo de pessoa que realmente se entrega à causa e esta sempre pronto para ajudar as pessoas, parabéns Guilherme, vamos com tudo!

Talita: Me conta um pouco da tua trajetória antes da ABStartups;

Guilherme: “Fiz administração na universidade e por isso sempre estive muito ligando ao empreendedorismo, participando de empresa júnior, centro acadêmico e organização de eventos. Antes de empreender, trabalhei em diversas empresa, entre elas, como mestre de cerimônias na UCDB e trainee da AMBEV.

Minha primeira empresa chamava ClickBairro, que fazia guias comerciais para bairros, e durante dois anos atendemos mais de 250 clientes em 5 cidades do Mato Grosso do Sul, chegamos a ter 12 colaboradores e faturamento anual de 1/2 milhão de reais. Como nem tudo são flores, a falta de gestão, empréstimos desnecessários, contratação de fornecedores ruins e alta inadimplência, nos levaram a falência e tivemos que fechar a empresa. Voltei para o mercado de trabalho como diretor comercial da CIGAM ERP e em seguida para uma empresa de desenvolvimento de aplicativos mobile chamada Jera, na qual sou sócio até hoje. Foi nesta época (2011) que fundei o StartupMS, que ganhou bastante relevância no cenário nacional por ser uma das comunidades de startups mais bem estruturadas e com diversas conquistas importantes, como a criação de uma Incubadora Tecnológica Municipal para incuba-aceleração de startups, publicação de 1 ebook próprio, organização de mais de 20 eventos próprios e mais de 40 startups associadas em 6 municípios do estado. Devido a este trabalho, fui convidado para representar a ABStartups no MS e em 2013 para ser Diretor Executivo.”

Talita:  A associação é sem fins lucrativos, mas como ela se paga? As startups precisarão pagar uma mensalidade? Como funciona essa parte?

Guilherme: “Para pagarmos a nossa operação, trabalhamos com a prestação de serviços de curadoria de eventos, venda de

Primeiro Encontro ABStartups - Sudeste

Primeiro Encontro ABStartups - Sudeste

publicidade em nossos canais (Site, StartupBase, Redes Sociais e Newsletter), aluguel da nossa plataforma para competições/chamadas/seleção de startups (Arena), patrocínio aos nossos eventos e desenvolvimento de projetos e convênios especiais com instituições público e privadas. Somente agora, estamos começando a entregar valor para as startups brasileiras e por isso não achamos justo cobrarmos por enquanto. A partir de 2015, pretendemos ter uma taxa anual de associação como contrapartida ao acesso exclusivo a descontos de fornecedores de produtos, serviços, cursos e workshops, networking entre empreendedores, mentoria qualificada e intercâmbio com compradores, investidores e aceleradoras. Atualmente para se associar, é necessário efetuar o cadastro no maior banco de dados de startups do Brasil, chamado StartupBase (www.startupbase.com.br).”

Talita:  Como funciona o relacionamento da ABStartups com as comunidades de startups? Toda cidade tem potencial a se cadastrar ou é preciso um número mínimo de startups na região?

Guilherme: “Reestruturamos todo o nosso modelo de relacionamento com as comunidades de startups, gestores regionais e representantes locais. A partir deste ano teremos um Community Manager para cuidar de toda a gestão e comunicação com a nossa capilaridade em todo o Brasil. Queremos ter vozes e ouvidos em todos os lugares onde haja startups, pois somente assim vamos conseguir descobrir as dificuldades dos empreendedores e desenvolver ações que ajudem as startups crescerem e as cidades a evoluírem seus ecossistemas.

Já ajudamos diversas cidades a iniciarem suas atividades, realizar eventos e até mesmo formalizar uma associação, portanto, qualquer cidade tem sim potencial para se cadastrar futuramente em nosso novo site, não sendo necessário um número mínimo de startups na região.”

Talita:  Como efetivamente a associação pode ajudar às startups?

Guilherme: “Este ano é o marco zero da ABStartups, e como toda “nova” organização, precisamos entender bem onde estamos pisando primeiro para depois agir. Nosso primeiro passo foi montar um excelente time com dedicação full-time, estruturar a gestão operacional e definir o planejamento estratégico para os próximos 3 anos. Ainda no primeiro semestre, iremos lançar o novo StartupBase, melhorando o design, funcionalidades e filtros, implementando novos módulos com mapas interativos, dealflow para investidores, api’s para imprensa e comunidades de startups, vagas de trabalho, ofertas de prestadores de serviços, entre outras features. Vamos lançar cartilhas e infográficos com temas relevantes sobre o ecossistema de startups, ajudando os empreendedores com dados atualizados e realistas em relação ao desenvolvimento, gestão, investimentos e mercado de trabalho. Além disso, teremos 4 encontros regionais que acontecerão simultaneamente nas cinco regiões do Brasil e nossa conferência anual

Encontro da Germinadora - Guilherme, Talita e Léo

Encontro da Germinadora - Guilherme, Talita e Léo

em novembro de 2014.”

Talita:  Quais os gargalos do ecossistema de startups você consegue enxergar?

Guilherme: “Alguns chamam de bolha, outros de hype, mas na minha opinião a grande quantidade de pessoas querendo, tentando e de fato empreendendo, só tem a contribuir para o ecossistema, reforçando ainda mais a necessidade de profissionalização deste segmento, para ajudar quem tá entrando com educação empreendedora de qualidade, consolidar quem já está empreendendo para crescer cada vez mais e para tirar de cena oportunistas e wannabe a empreendedores que tem medo de se arriscar e só querem empreender se for com dinheiro de investidor. Um outro gargalo latente é o desafio de aprender e implementar uma gestão empresarial eficiente, pois apesar de ter modelos de negócios diferentes dos tradicionais, as startups no fim das contas são empresas que precisam de organização, processos e planejamento para minimizar custos e otimizar resultados financeiros. E para crescer, empresas precisam de pessoas talentosas, algo que está cada vez mais difícil de achar e principalmente de pagar, devido aos altos salários requisitados por bons profissionais. A saída que muitas startups encontram é treinar internamente jovens em potencial, terceirar mão de obra e oferecer vesting para os profissionais mais engajados.”

Sigam o Guilherme no Twitter: @gui_junqueira

 Nota

Guilherme, muito importante cada linha dessa entrevista, eu e meus leitores agradecemos muito! Esperamos contar com você e com a ABStartups em 2014, 2015 etc etc! Sucesso!

Beijos

Talita Lombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

http://www.startupsstars.com/

Use Facebook to Comment on this Post

One Comment

  1. Gregory / 17 August, 2014 at 6:07 am / Reply

    I believe this is one of the so much important information for me.

    And i’m satisfied reading your article. But should remark
    on some general issues, The web site taste is perfect, the articles is really nice
    : D. Excellent job, cheers

Leave a Reply