Boa noite!

Eu sempre sonhei em um dia poder estacionar nos lugares sem sofrer ou sem pagar um absurdo, sou daquelas que adora dirigir para todo e qualquer lugar, daí um empreendedor português indicou um outro amigo empreendedor, também português, o Jean-Philippe (Co-Fundador e COO) com a startup Parkingaki e eu amei a proposta de primeira. Eles ficam em São Paulo e a meta é ser um Airbnb de vagas! Conheçam hoje aqui no Startups Stars o Parkingaki!

O que é o Parkingaki e como surgiu a ideia?

Em 2013 estava concluindo o meu Mestrado em Washington, e foi lá que conheci o Pierre que hoje é meu sócio. No ano anteriormente tive a oportunidade de trabalhar por 6 meses no Brasil, e foi ai que o meu chefe me convenceu a voltar para o Brasil onde certamente iria ter mais oportunidades de que no velho continente. Hoje estou extremamente grato pelos seus conselhos.

Desde então o Brasil pareceu, para o Pierre e eu como uma terra prometida para dar seguimento a nossas jovens mentes empreendedoras. Mas este projeto não teria ganho forma sem o Felipe Taveira, nosso terceiro sócio e CEO do projeto foi com ele que surgiu a ideia inicial do Parkingaki.

O Felipe tinha desde então se esforçado em procurar soluções para resolver problemáticas de porte nacional. Foi assim que ele se deu conta de que estacionar nas grandes metrópoles brasileiras era um problema que muitas pessoas se deparavam em seu cotidiano. Alguns precisando de vagas e outros possuindo vagas que não utilizam. No dia 5 de julho após o Felipe ter trabalhado por 5 meses no projeto, os nossos caminhos se cruzaram e começamos então os 3 a dar forma ao projeto.

Respondendo a pregunta sobre o que é o Parkingaki: Somos um conceito situado na continuidade da ideia original do Airbnb. Somos um Marketplace que conecta proprietários de estacionamentos ou pessoas que gostariam de ganhar um dinheiro extra alugando sua vaga de garagem com usuários de todo o Brasil. Somos a primeira plataforma do gênero a ter aparecido no Brasil e estamos confiantes que a nossa ideia seja bem sucedida aqui no Brasil : afinal se o Airbnb consegue fazer com que um esquimó alugue o seu Iglus, porque é que o Parkingaki não conseguiria fazer com que os brasileiros alugassem as suas vagas ociosas?

 Quais as cidades que vocês atuam hoje?

“Hoje contamos com usuários provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Tencionamos expandir-nos por todo o Brasil. Fica no entanto a preocupação de nunca nos expandirmos em detrimento de uma boa experiência de utilizador. Queremos que a nossa expansão seja acompanhada por feedbacks de qualidade, pois no longo prazo, isso irá nos distinguir no mercado.”

Como funciona a validação das vagas existentes?

“O nosso processo é rápido e simples, o dono da vaga, cadastra as suas vagas, logo elas são validadas pelo nosso time. Sempre que um usuário usufruir de uma vaga poderá avalia-las no nosso site, permitindo com que a nossa comunidade possa ter uma visão qualitativa das vagas que colocamos a disposição.”

parking aki

Qual a grande dificuldade que vocês passaram e como vocês resolveram?

“Durante a fase inicial, tivemos que trabalhar todos a distância. O Felipe no Brasil e Pierre nos EUA e eu na França. Logo o trabalho de business development se tornava mais árduo sendo que é sem dúvida mais difícil interagir com interlocutores a distância do que cara a cara. Hoje, já com o nosso time presente fisicamente no Brasil a nossa força de argumentação é muito mais impactante.”

Pode apresentar o time se quiser =)

“Temos uma equipe bastante atípica, sendo eu Franco-português, o Felipe Brasileiro e o Pierre Francês (e claro todos brasileiros se coração rs). Cada um tem o seu foco, seja no desenvolvimento, finanças ou marketing, conjugando as nossas característica e nossos caráteres chegamos a uma dinâmica de grupo muito interessante. Acredito que a diferença cultural seja uma mais-valia neste projeto, já que cada um tem uma capacidade crítica diferente do outro visto que está ponderada pelas varias experiências adquiridas no estrangeiro.

Talita, foi um prazer ser entrevistado por você. Certamente não vamos deixar de acompanhar o seu trabalho. Sempre que puder, vou reencaminhar meus amigos empreededores para seu Blog. A equipe do Parkingaki deseja-lhe o maior dos sucessos.”

URL: http://parkingaki.com/

Fase: Em Busca de Grandes Parcerias + Investidores

Facebook: https://www.facebook.com/parkingaki

Twitter: https://twitter.com/Parkingakibr

Contato: contato@parkingaki.com

Vídeo:

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtube para Empreendedores

Startups Stars no Google +

Use Facebook to Comment on this Post