Entrevista: Simon Croisetiere | CEO da OndaLocal

0
12 September, 2013 at 3:34 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Boa tarde!

Hoje é dia de entrevista aqui no Startups Stars! Mas antes, quero agradecer ao pessoal da NR-7, que sempre me indicam empreendedores incríveis e me ajudam quando quero entrevistar algum, valeu!

Vamos ao que interessa, nosso entrevistado é o Simon Croisetiere, um Canadense que mora no Brasil, empreendedor em série, hoje CEO da OndaLocal, uma empresa especializada em marketing online para pequenos e médios empreendedores. A previsão de faturamento da empresa para esse ano é de 2.5 milhões de reais.

Talita: Simon, muito incrível sua jornada, conta um pouco como decidiu ser um empreendedor em série e quais os principais desafios que enfrenta hoje?

Simon: “Sempre tive um gene empreendedor, que na minha visão significa identificar oportunidades e tomar o risco de ir atrás.
Sou canadense de Quebec City (parte que fala francês). Lá, as pessoas tendem a ter uma vida um pouco mais tranquila se compararmos com o Brasil. Depois do meu primeiro diploma em finanças, identifiquei que as oportunidades profissionais eram muito maiores em Toronto e resolvi mudar para lá, sem ter arrumado emprego, moradia e sem conhecer ninguém na cidade. Morei em Toronto durante 10 anos, onde atuei em banking e consultoria, completando um segundo diploma em Enterprise development e TI.

Durante meu tempo em Toronto, minha primeira experiência como empreendedor foi a de criar minha própria consultoria, onde fiz diversos projetos, inclusive um no Brasil focado em aumentar a participação de mercado de uma empresa Canadense. Logo ficou claro para mim que haviam várias oportunidades de empreender aqui e me identifiquei bastante com a cultura. Decidi então que ia mudar pro Brasil para empreender.

Para facilitar esta transição, resolvi fazer meu MBA na INSEAD (Singapura/França), já que a rede de reputação internacional da escola é muito forte. Depois disso, cheguei no Brasil em 2010 e me envolvi no meu primeiro projeto aqui: Groupalia.
Além dos desafios de todo empreendedor em qualquer parte do mundo, como procura de investimento, imprevisibilidade, etc., eu diria que meus maiores desafios foram na área administrativa. O Brasil tem muitos ineficiências legislativas e fiscais, que acabam consumindo muito tempo e dinheiro, os quais não podendo ser investidos no crescimento da empresa. Na minha visão, no nível macro-econômico isso freia bastante o crescimento do país e do empreendedorismo. Porém, o lado bom é que isso limita a competição, pois é preciso ser verdadeiramente motivado a fazer acontecer, não importa o motivo.

Talita: Acho legal falarmos um pouco de como funciona a fusão de duas empresas, uma vez que o Peixe Urbano comprou a Groupalia. Você pode falar um pouco sobre isso para os novos empreendedores que pretendem vender suas empresas?

Simon: “Eu fui um dos fundadores da Groupalia aqui no Brasil, porem o esquema era diferente que tudo que já vi. O trabalho de fundar e colocar a empresa em pé foi o mesmo que em outro qualquer cenário empreendedor, porém de um ponto de vista de compensação, aconteceu assim: A Groupalia vem da Espanha e queria executar a expansão na América Latina muito rápido. Por isso, contrataram uma empresa de consultoria estratégica com escritórios em diversos países onde eu trabalhava, sem participações mas com bônus para atingir metas de expansão. Em cada país (Brasil, Argentina, México e Itália), tinha uma equipe de 3 consultores com a ordem de montar a estrutura e atingir metas (Receita, expansão geográfica, estrutura, etc.), antes de contratar pessoas para tomar nosso lugar. Fiquei lá uns 8 meses, cuidando de toda a parte comercial, inclusive a estratégia de go-to-market e execução. Quando saiu, tínhamos estourado todas as metas, alem de ter operações estabelecidas nas principais capitais do Brasil com mais de 60 comerciais e uma estrutura solida na sede em São Paulo e vendas. Porém, isso tudo ocorreu antes da compra pelo Peixe Urbano.”

Talita: Agora no comando da OndaLocal deve ser um desafio muito legal, conte um pouco sobre o projeto e os desafios de anúncios online para as pequenas empresas.

Simon: “Hoje no Brasil, existe uma grande oportunidade em marketing online, que está sendo pouco aproveitada. Por um lado, temos mais de 6 milhões de PME’s que investem apenas uns 20% da verba de marketing deles em mídia online, o resto é direcionado para mídias tradicionais (Jornal, panfletos, revistas, etc.). Por outro lado, temos hoje mais de 100 milhões de internautas que procuram onda local estas PME’s online, a maioria delas obviamente não estão sendo encontradas. Diante deste cenário, a OndaLocal foi criada para apoiar estas PME’s a aproveitarem esta oportunidade online. Desenhamos uma solução pensando na realidade das PME’s do Brasil: Uma solução completa com baixo investimento, totalmente gerenciada por nós, para que as PME’s possam focar no crescimento do seu negócio. Utilizando nossa plataforma de marketing online, nosso produto final é gerar um fluxo constante de ligações e emails de clientes potenciais para nossos anunciantes.”

Os dois principais desafios:

- Aquisição de anunciantes:

Na maioridade dos casos, anunciar online para uma PME é também uma quebra de paradigma. Muitas não estão ciente do tamanho da oportunidade e começamos com um trabalho de mostrar a oportunidade para eles. Depois, como anunciar no meio online é mais complexo que anunciar em mídias tradicionais, é necessário fazer com que elas entendam como funciona de uma forma conceitual, já que cuidamos de tudo para nossos anunciantes. Além de tudo, PME’s são um mercado muito fragmentado, com muito delas em centenas de segmentos. Por tudo isso, o processo de aquisição de anunciantes necessita uma força comercial grande, similar a das compras coletivas, que precisa ser recrutada, treinada, gerenciada e compensada de forma a entregar alta produtividade.

- Eficiência:

Ao contrário de agências, que geralmente trabalham com poucos clientes e orçamentos altos, trabalhamos com muitos clientes com orçamentos baixos. Isso necessita uma estrutura altamente flexiva que permita atender estas PME’s com alta qualidade nos resultados e no atendimento. Para isso, temos uma plataforma tecnológica que permite gerenciar/otimizar milhares de campanhas ao mesmo tempo. Esta plataforma esta complementada por especialistas em marketing online e nos serviços pós-venda, para assegurar alta satisfação dos anunciantes.”

Talita: Qual o conselho você pode dar para os novos empreendedores brasileiros para ter uma empresa em incrível crescimento como a OndaLocal?

“Claro, tudo começa com identificar uma oportunidade que tem potencial para ser grande.

Depois disso, a coisa mais importante para mim é de ter um senso de urgência embutido em todos os aspectos da empresa. Os principais componentes disso são:

- Cultura de alta performance e meritocracia;
- Metas e compensação na entrega de alta performance;
- Estrutura e processos sólidos para suportar o crescimento com qualidade.

Com isso, todos ficam alinhados para trabalhar forte e em sintonia para contribuir com este crescimento.”

ondalocal no startupsstars

Sobre a OndaLocal 

“Empresa especializada em Marketing Online para Pequenos e Médios Empreendedores.
A missão da OndaLocal é conseguir mais clientes para pequenas e médias empresas, através da criação e do gerenciamento de uma presença online completa. Os resultados são imediatos e significativamente maiores que os obtidos pelos canais convencionais, podendo alcançar mais de 20 vezes o valor do investimento. Nossos clientes contam com consultores de marketing online dedicados, assim como uma equipe de produção capacitada e nossa plataforma tecnológica para otimização de campanhas.”

Nota

Simon, muito obrigada!! Parabéns pela incrível história e desejamos ainda mais sucesso para você e sua empresa.

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply