Agrosmart | Startup Campeã da Vez | Startup Weekend UNIFEI

0
4 September, 2013 at 11:22 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Bom dia!

Hoje muito feliz por compartilhar mais uma startup campeã da vez aqui no Startups Stars!

Aconteceu no último final de semana o Startup Weekend UNIFEI em Itajubá-MG, a movimentação foi incrível! Pena que eu não pude ir, a Gabriela Sant´Anna e a Juliana Caminha,  promoveram o evento junto à outras pessoas maravilhosas (Denis Haruo, Pedro Calvo, Daniele Maciel, Jean Nemanis e Gregory Rezune). A campeã foi a startup Agrosmart, segundo a Mariana Vasconcelos, uma das fundadoras, a empresa vem para “trazer inteligência ao mercado de agronegócio, oferecendo serviços de monitoramento a distância de dados agroeconômicos”. Ela ainda conta detalhes do projeto e da sua visão empreendedora.

Por que você resolveu participar do SWUnifei e qual a importância do SW na construção do ecossistema empreendedor/startups no Brasil?

“Decidi participar do evento pois na UNIFEI temos uma comunidade de empreendedorismo muito forte e vimos no SW a chance de nos aprimorar, conhecer novas pessoas e nos divertir empreendendo. O SW é fantástico, pois permite a interação de empreendedores de diversos lugares e a troca de experiências, além de ajudar os empreendedores iniciantes a tirar a ideia do papel.”

logomarca agrosmartPrimeiro parabéns pela Agrosmart! Explica como surgiu a ideia e o que é a sua startup.

“Eu já trabalho com uma startup que integra hardware e aplicações na nuvem (Smartapps) e sou de Minas Gerais, cresci em fazendas e portanto tinha conhecimento do mercado cheio de oportunidades, que é o da agricultura. A AgroSmart foi desenvolvida visando trazer inteligência ao mercado de agronegócio, oferecendo serviços de monitoramento a distância de dados agroeconômicos para automação dos processos, criando valor para a gestão do plantação.”

Como vocês pretendem lidar com a falta de infra - internet/sinal nas zonas rurais?

“Atualmente existem tecnologias para solucionar este problema como a comunicação GSM e Internet via Satélite que se tornou mais acessível nos últimos anos.”

De uma maneira prática, como funciona o sistema? E qual porte de plantação é teu público-alvo?

“O sistema conta um um dashboard para acesso do agricultor e um dispositivo de comunicação para enviar os dados dos sensores. Emagrosmart campeã startup weeken UNIFEI resumo, teríamos sensores espalhados pela plantação e seus dados seriam enviados pelo comunicador para a nuvem, lá os dados seriam tratados e combinados com uma análise preditiva do clima para uma automatização da irrigação na medida certa. No dashboard, o agricultor teria acesso a estas informações, além de acompanhar de qualquer lugar e dispositivo, a situação de sua plantação: qual a relação entre a irrigação e produtividade, o quanto estaria gastando com água, podendo interferir remotamente na irrigação. No futuro, as técnicas também seriam aplicadas para distribuição de nutrientes e trabalhos com irrigação localizada. O foco é nos médios e grandes produtores agrícolas.”

Por favor, apresenta sua equipe.

Nós demos sorte, formamos uma equipe com competências diferenciadas e trabalhamos com muita harmonia e cooperação, acredito que fizemos ótimos amigos.
Acácio Bertogna - Conselheiro na AIESEC e estudante de Controle e Automação na UNIFEI
Fabio Mângia - Engenheiro Eletricista e Diretor de Integração na Smartapps
José Wilker - CEO & Developer na Smartapps
Mariana Gomes - Analista de Projetos no Parque Tecnológico de São José dos Campos
Mariana Vasconcelos - Diretora de Operações na Smartapps e estudante de Administração na UNIFEI.
Raphael Pizzi - Designer gráfico e Diretor de Marketing na Smartapps
Rodrigo Silveira - Investidor, responsável pelos projetos de TI no Dinheirama e Estudante de Engenharia Elétrica na UNIFEI.

Acho muito legal ver projetos para ajudar nossa agricultura, me fala um pouco das oportunidades que você enxerga no Brasil, por saber que você já era empreendedora antes do SW?

“Acho que o Brasil ainda tem muito o que desenvolver, o que gera para nós um universo de oportunidades em todas as áreas, não só em empreendimentos mobile mas acredito muito na Internet das coisas e no empreendedorismo social, que tem muito o que contribuir para o crescimento do nosso país.”

URL: http://agrosmart.com.br/

Fase: Criada no Startup Weekend UNIFEI Set-2013

Facebook:https://www.facebook.com/agrosmart1?fref=ts

Contato: [email protected]

Nota

Esse post foi em 2013 e agora em 2016 fiz uma entrevista com a CEO da empresa, confiram Mariana Vasconcelos contato o que aconteceu com a Agrosmart depois de tanto tempo :)

Bjs

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: [email protected]

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Talita no Youtube

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply