Olá!

Se você está cansado de muitas coisas e gostaria de colocar a “boca no trombone”, o Flávio Freitas desenvolveu uma rede social chamada Protestaí para resolver esse problema. Eles são lá de Osasco, São Paulo e vão ajudar o Brasil inteiro com a plataforma. Hoje no Startups Stars, Protestaí.

O que é o Protestaí e como surgiu a ideia?

O Protestaí é uma rede social que visa listar e auxiliar a resolver tudo o que gera ou pode gerar insatisfação no usuário. Queremos saber tudo o que cada um acha que pode melhorar em nossa sociedade: atitudes de político, preço caro, trânsito, atendimento ruim, time indo mal no campeonato, buraco, falta de opção de lazer e cultura, motorista do coletivo dirigindo mal, enfim, tudo mesmo. Para adicionar um pouco mais de valor, agregamos os protestos em tags, de forma a deixar mais explícitos os problemas do momento. E, quando faz sentido, convidamos um representante da entidade protestada para o diálogo.

O nosso sistema foi projetado para ser o mais simples possível e permitir que os usuários protestem enquanto caminham na rua. Queremos acabar com o famoso “depois eu reclamo”, que todos sabemos que acabam sendo esquecidos ou ignorados. Assim, com o app sempre em mãos, você presencia algo que não gosta, e em questões de segundos você tem um protesto criado. Caso prefira escrever enquanto estiver em casa, também temos o site.

Através dos protestos podemos construir pequenas mudanças que a longo prazo nos trarão enormes benefícios. A ideia é não mais ignorar quando somos mal atendidos, o serviço é ruim ou algo não agrada. Tudo será registrado e todos tomarão conhecimento dos problemas e a sombra da burocracia irá se perder com o tempo. Até as entidades protestadas se beneficiam com esse mapeamento dos pontos a melhorar.

protestai mini logoSobre o surgimento da ideia. Ela surgiu em um dia enquanto eu passeava com minha irmã pelo shopping e vi uma propaganda bonita de um sorvete. Mas, depois de fazer o pedido, vi que me entregaram algo que não parecia em nada com a foto. Pensei em postar umas fotos nas redes sociais, mas apenas meu amigos viriam o que eu estava falando, e se postasse na página da empresa, a reclamação ficaria perdida no meio de milhares de outras mensagens (propaganda, comentários, elogios,…). Também pensei em escrever uma carta formal, mas daria muito trabalho e muito provavelmente eu acabaria desistindo. Daí veio a necessidade de algo simples que alcance a todos os envolvidos e que não se perdesse com o passar do tempo (já que todas os protestos ajudarão a rankear as entidades e mostrar os problemas que elas devem resolver). Neste momento, nasceu a ideia do Protestaí.

Brasileiro tem a mania de reclamar de tudo, vocês pretendem filtrar as reclamações? Como serão dados os destaques as coisas mais importantes?

“Infelizmente o brasileiro tem mania de reclamar, mas muitas vezes isso decorre da má prestação de serviços. Queremos canalizar essas reclamações em estatísticas e textos para embasarem discussões e termos melhores argumentos para exigirmos melhorias de quem quer que seja. E aí sim, a mania de reclamar será utilizada para melhorar nossa sociedade.

Só serão filtrados de nossos sistemas mensagens que não se adequem aos nossos “Termos de Uso” e que não são protestos/reclamações, caso contrário estarão lá para dar voz aos nossos usuários. As mensagens em nossos sistemas se classificam com a ajuda de hashtags, portanto, todos os assuntos das mensagens são rankeados para o usuário ver já de início o que mais é reclamado sobre aquela entidade, e portanto, os maiores problemas.”

Conta a maior dificuldade que vocês tiveram até agora e como vocês conseguiram resolver.

“O maior problema que enfrentamos até o momento foi validar a ideia do Protestaí e verificar se não estávamos fincando loucos e que realmente o sistema é algo útil para os usuários. Nas duas primeiras semanas após o lançamento a dúvida de saber se todos estavam gostando e realmente utilizando era muito grande. Pois tínhamos o feedback, porém muitos ainda eram nossos amigos, e amigos tendem a amenizar ideias ruins. E mesmo tendo conversado com dezenas (centenas?) de pessoas sobre o sistema antes e durante sua APP Protestaiconstrução, sabíamos que a verdadeira validação viria quando todos começassem a utilizá-lo, e principalmente, pessoas que não conhecíamos.

Com o passar do tempo e a chegada de usuário de todo o canto do Brasil, começamos a perceber que a ideia estava caminhando para onde gostaríamos, e que ela não tinha sido apenas algo maluco. Com as ondas de manifestações
pelo Brasil, também começamos a receber muitos usuários protestando e usando o Protestaí como uma ferramenta de apoio as manifestações. Hoje estamos um pouco mais calmos quanto a validação da ideia, já que muitos usuários estão interagindo diariamente via Protestaí. E o próximo grande passo é viabilizá-lo financeiramente, para podermos continuar com o trabalho e a ideia social.”

Como pretende monetizar o Protestaí?

“Todas as funcionalidades são gratuitas para os usuários. Eles podem protestar, consultar rankings de problemas nas entidades/cidades/países, comentar as reclamações, receber respostas às suas queixas e compartilhar tudo o que for escrito no sistema. E os responsáveis pelas empresas/bairros/cidades podem responder às queixas contra eles e comentar protestos. Em versões futuras do Protestaí existirão funcionalidades pagas aos responsáveis (perguntas específicas a quem for protestar, acesso a estatísticas detalhadas e campanhas de marketing focadas nos protestos).”

Pode apresentar seu time que quiser :)

“Atualmente somos dois: Flávio Henrique de Freitas, o fundador, e um parceiro que abraçou a causa, o Renan Lotto Sacilotto. Ambos somos engenheiros de computação formados na Escola Politécnica da USP, estamos trabalhando em tempo integral no sistema e fazendo-o crescer. Agora estamos na fase de procura por investidores e outras pessoas que queiram contribuir para o crescimento do projeto.”

URL: http://www.protestai.com/

Facebook: https://www.facebook.com/Protestai

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.protestai 

Iphone: https://itunes.apple.com/br/app/protestai/id650061364?l=en&mt=8

Twitter: https://twitter.com/protestaiApp

Google+: https://plus.google.com/u/0/105501112076191211316

Email: contato@protestai.com

Nota

Flávio, muito obrigada! Sempre é bom ter mais uma maneira de mostrar que as coisas podem melhorar! Sorte para vocês!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +