Boa Noite!

Tive algumas consultas de empresários que estavam um pouco preocupados com a área comercial das suas startups e mais especificamente sobre que tipo de vendedor contratar. Na era digital, ser um bom vendedor é um bom começo, mas pode ser que não seja o que realmente o faça fechar negócios parcerias, mas por que?

Como vendedores, conseguimos identificar o que os clientes querem ouvir, isso é fato. Mas se estamos falando de novas tecnologias, é tão importante quanto entender os sinais, é entender o mundo virtual. Saber o básico é muito pouco, acho que as pessoas que querem trabalhar no mundo digital precisam saber a diferença entre um link patrocinado ou relevância no SEO do Google, pois a maioria das startups ainda estão fazendo o trabalho para melhorar a relevância de forma orgânica, é preciso saber quantidade de visitas a sua pagina, um pouco sobre marketing digital, as campanhas, quando alguma funcionalidade da plataforma estará pronta etc etc.. Como explicar isso para alguém que não entende que até mesmo o vendedor não sabe? É preciso de informação.

Por que apostar em novas empresas de internet? Perguntem aos vendedores quando forem contratar e vejam se o tipo de reposta se encaixa a maneira que sua empresa se posiciona no mercado. Muitos empresários off-line ainda terão pavor em ceder parte do seu faturamento ou mesmo pagar alguma coisa para utilizar o seu sistema, então por isso prepare toda a sua equipe com muito conhecimento do mercado como um todo e com tempo eles entenderão mais sobre o sistema. Vender é uma arte, mas ninguém precisa saber decorado nada. Trabalhei 8 anos com carro e até hoje não sei os itens de série de um deles, mas eu entendia do mercado, entendia o que os clientes queriam.. agilidade, confiança, desconto, benefícios etc.

Saiam da mesmice, quando um dos vendedores precisarem de algo mais técnico, eles podem chamar você ou alguém da equipe. Já falei em outro post sobre treinamentos, mas vou fazer um outro mais detalhado, focado no mundo que vivemos.

Bjs!

Até amanhã!!

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Use Facebook to Comment on this Post