Oh! Minas | Startup da Vez

2
25 April, 2013 at 2:45 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  2 Comments

Boa Noite!

Tive prova hoje, por isso o post atrasou… mas agora uma startup especial, uma convidada.. Mineirinha que também tem a assinatura como sua base, a Oh!Minas vem para trazer o sabor mineiro para as casas de todo o Brasil, o Gustavo Filardi, fundador e CEO nos passou todos os detalhes do seu projeto, vamos aproveitar para apreciar as comidas típicas deles com a startup:

logo - grande (1)

O que é o Oh!Minas e como surgiu a ideia?

Oh!Minas é um clube de assinatura que reúne apaixonados pela gastronomia e cultura mineira. Selecionamos o que existe de melhor no estado e entregamos mensalmente aos associados. O sócio paga um valor fixo mensal e recebe uma seleção produtos de acordo com o plano escolhido. Os chamados “quitutes” mineiros variam entre bebidas, doces, petiscos, condimentos e até artesanato.
Além de descobrir produtos diferenciados e que seriam de difícil acesso, os clientes acabam se sentindo prestigiados, como se estivessem recebendo presentes todos os meses. É bastante gratificante!

A ideia surgiu sustentada em três pilares: o primeiro foi a minha própria experiência morando longe de casa. Durante os cinco anos em que vivi na França, adorava ter goiabada, pão de queijo e cachaça para matar a saudade. De volta ao Brasil, conversando com amigos, descobrimos o segundo: a cozinha mineira é uma das mais diversificadas do país. Por último, vieram as pesquisas. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, 3,6 milhões de nascidos em Minas, vivem atualmente em outros estados. A maior taxa da imigração do país.
Visto que minha sócia e eu somos de famílias tradicionais de Minas Gerais, conhecemos bem os sabores do estado. Nosso objetivo é difundi-los. Portanto, sejam bem vindos ao clube! :)”

Qual a situação atual da sua empresa?

“Todo o investimento já feito em logística, em marketing e em assessoria foram de aportes pessoais.
A empresa foi lançada em janeiro e já temos clientes em mais de 10 estados.”

O que você busca para sua startup ?

“Melhorar a imagem e a produção artesanal de Minas Gerais. E é claro: clientes! Risos..”

Como funciona a inspeção de qualidade dos produtos, uma vez que os mesmos serão enviados pelos Correios? Quais os cuidados que vocês estão tomando?

“Pesquisamos e desenvolvemos embalagens especiais que são testadas à exaustão com cada combinação de produtos a serem enviados.
Antes de ser incluído na Seleção de um determinado mês, cada produto é analisado e qualificado quanto às condições de transporte.
Enviamos mensalmente garrafas, canecas, potes de vidro e artesanatos delicados, mesmo assim nunca tivemos nenhuma reclamação sobre produtos danificados.”

Fique à vontade para apresentar sua equipe.

“Minhas sócia, Aída Dias, é graduanda em Engenharia de Produção e consultora no Núcleo de Planejamento Tecnológico da Inova/UFMG. Eu sou formado em Economia e Gestão com mestrado em Marketing.
Somos incubados dentro de uma outra empresa, do setor de TI/Telecom, com 13 anos de mercado. Essa parceria nos facilita muito em áreas como contabilidade, atendimento, gestão e TI.”

Qual será a maneira de divulgação para atrair seus usuários?

“Contratamos uma excelente assessoria de imprensa para nos auxiliar com a mídia. O Facebook e algumas outras redes sociais também têm se mostrado importantes. Mas, sem dúvida, o boca a boca é a melhor forma de divulgação.”

Como você acha que sua startup pode ajudar a nossa sociedade?

“Temos como missão, proporcionar experiências que resgatem a essência mineira e que difundam o requinte do estado.
O primeiro “Valor” citado em nosso planejamento estratégico é: Enaltecer Minas Gerais.
Acreditamos no desenvolvimento da microeconomia do estado, melhorando as cadeias produtivas dos pequenos produtores e artesãos.
Mais concretamente, destinamos um pequeno percentual do nosso faturamento para projetos sociais que visem a melhoria da produção artesanal mineira.”

Site: http://www.ohminas.com.br/

Fase: Em busca de clientes

Facebook: www.facebook.com/ohminas.com.br

E-mail: [email protected]

Gustavo, muito obrigada por compartilhar suas ideias e objetivos! Tenho certeza que nos, usuários brasileiros, precisamos descobrir um pouco mais as comidas típicas que existem em cidades diferentes que moramos, super apoio!! Sucesso para vocês!

Até amanhã!

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply