Boa Noite!

Essa semana estou muito feliz com os acessos, obrigada a todos :)

Amigos médicos, estudiosos, pessoas de universidades e laboratórios, pesquisadores, curiosos e todo mundo, hoje, vamos a um lançamento muito especial para mim, pois é uma empresa que foi fundada por um amigo meu da época que acessávamos o mIRC no canal #jampa. Ele fez doutorado na USP e atualmente mora no Chile, onde participa do projeto Startup Chile, meu querido Vinícius Maracaja (@vin_maracaja) CEO e founder da startup Beagle Bioinformatics,:

O que é a Beagle Bioinformatics?

“A Beagle Bioinformatics é uma fábrica de ideias que tem como objetivo o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para as ciências da vida. O nosso foco principal é aproximar o que acontece dentro do âmbito científico das ciências da vida ao público geral, democratizando o acesso a essa informação.

Hoje contamos com dois projetos principais, a NimbusGene, uma plataforma para gerenciamento de projetos, armazenamento de dados, trabalho colaborativo e análises automatizadas para projetos genoma na nuvem. A nossa ideia é democratizar o estudo do DNA com uma plataforma completamente amigável, de maneira que  biólogos, médicos ou geneticistas possam fazer suas análises de maneira fácil na nuvem.

O segundo se chama Project Dodo, uma plataforma de crowdfunding para projetos genoma. Todos os projetos bem sucedidos do Dodo terão um espaço gratuito para exploração e estudo colaborativo na plataforma NimbusGene.

Ambos estão previstos para lançamento entre os meses de abril e maio.”

Como surgiu a idéia?

“A ideia para as duas plataformas surgiram durante o meu doutorado em Bioinformática na USP. Tive contato direto com grandes laboratórios de pesquisa no Brasil e no exterior, e vi o quanto era difícil para os biólogos, médicos ou geneticistas darem continuidade as análises dos dados que saiam do sequenciador de DNA. Sempre precisavam de um bioinformata, que é um profissional caríssimo e escasso no mercado.

A ideia do Project Dodo surgiu logo após o boom das plataformas de crowdfunding, como Indiegogo, Kickstarter e Catarse. Imaginei o quanto isso poderia facilitar o acesso e a exploração dos mais variados tipos de projeto genoma, auxiliando pesquisadores e estudantes em todo o mundo para darem continuidade às suas pesquisas.”

Qual/Quais a cidade(s) que vocês atuam hoje?

“Hoje temos gente trabalhando em Santiago do Chile, João Pessoa e São Paulo, mas nosso foco é o mercado mundial.”

 Qual a situação atual da sua startup?

“A empresa contou inicialmente com um pequeno investimento pessoal, a verba do Start-Up Chile e com 24 mil dólares em serviços na nuvem por parte da SoftLayer Technologies, através do seu programa SoftLayer Startup Catalyst.”

O que é o projeto startup chile?

“O  Start-Up Chile é um programa do governo chileno que tem como objetivo tornar o Chile o novo polo mundial de tecnologia. Eles fornecem o working space, uma rede de networking fantástica tanto dentro do Chile, quanto no exterior, e 40 mil dólares não reembolsáveis para você colocar na sua ideia.

Hoje, diversos países estão adotando programas do tipo, inclusive o Brasil, com o Startup Brasil que foi lançado no final do ano e abrirá um chamado para startups no mês de março.”

Quantas pessoas trabalham hoje na Beagle Bioinformatics?

“Atualmente contamos com um grupo de seis pessoas, com expertise em bioinformática, programação, marketing e design.”

Qual foi a fase mais difícil da sua startup ou qual o desafio atual?

“Com o NimbusGene estamos lidando com temas que envolve inúmeros desafios relacionados com pesquisa e desenvolvimento. Estamos sempre trabalhando em busca de algoritmos computacionais mais eficientes para desenvolver as análises de bioinformática. Ou seja, é um desafio constante. E isso é o que fascina todo o nosso grupo.”

Qual seu público alvo?

“A plataforma NimbusGene tem como alvo todas as áreas que fazem uso de sequenciadores de DNA. Aí incluímos pesquisadores em universidades e institutos de pesquisa, hospitais, toda a indústria farmacêutica, agroindústria, mineralogia, de petróleo, etc. Com o barateamento das tecnologias de sequenciamento de DNA, o sequenciador estará presente onde você menos imagina.

Já a plataforma de crowdfunding tem como alvo estudantes e pesquisadores nas Universidades de todo o mundo. Primeiramente, lançaremos a plataforma em língua inglesa, mas também estamos programando seu lançamento em português e espanhol.”

Quais os canais de divulgação você usa para chegar no seu público alvo?

“Estamos participando de diversos eventos científicos divulgando os nossos projetos, mas também temos utilizado as redes sociais e blogs como meios de divulgação.”

Como você enxerga a Beagle Bioinformatics em 2 anos?

“Hoje temos poucos concorrentes no mundo, e somos os únicos com um produto como a NimbusGene em todo o hemisfério sul. Esperamos que em 2 anos a NimbusGene seja a líder no mercado da América Latina, competindo de igual pra igual com os concorrentes que temos nos Estados Unidos.”

Situação da Startup: Em fase de lançamento

Site: beaglebioinformatics.com

Fase: Investimentos pessoal/terceiros e fazem parte do Startup Chile

Fanpage: www.facebook.com/beaglebioinfo

Twitter:  @BeagleBioinfo

Contato:  info@beaglebioinformatics.com

Nota

Fico muito feliz em ver um Paraibano fazendo a diferença! Mais feliz ainda por ver que as startups não são apenas uma maneira de entretenimento, mas que podem salvar vidas, ajudar profissionais de todas as áreas, como o pessoal do Hand Talk, que estão de parabéns pelo prêmio recebido ontem em Dubai.

Vinicius querido, parabéns pelo seu projeto, estou muito orgulhosa de você!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +