Acompanhamento Comercial (sales follow up)

3
3 January, 2013 at 2:34 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  3 Comments

Boa noite!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Feliz Ano Novo!! E 2013 começa com muita energia BOA :)

Não poderia deixar de começar escrevendo um pouco sobre trabalho, afinal de contas, amo muito tudo isso!!

Hoje vou falar de um tópico muito importante, principalmente para a galera de startup que está começando a desenvolver a área comercial das suas empresas, o tal do acompanhamento das vendas/prospecções etc.
Primeira regra, não é perseguindo o cliente que ele vai ficar feliz com você ou vai fechar, na verdade, conheço casos que o parceiro fecha a parceria e depois não move uma palha para ajudar o negócio a dar certo, para mim isso e nada é a mesma coisa.


Vendedores do meu mundo, não sejam chatos! Please! Imagina quantas pessoas por dia estão em busca do mesmo parceiro que você? Se for um hotel, é vendedor de refrigerante, lençol, cloro da piscina… se um restaurante, é novamente o vendedor do refrigerante, representante de guardanapo e assim vai. Então, sejam criativos na hora de fazer o acompanhamento do seu prospect.


Ligar no máximo 1 vez, a depender da abertura pode ligar novamente na semana, senão, pode esperar para ligar na próxima. Sempre tenha o número de prospects bem maior do que sua meta, senão pode acabar sem atingir os resultados. Mando muitas vezes e-mails com novidades sobre o meu produto, com os novos parceiros (importantes), números que a empresa atinge.. Isso aguça a curiosidade do parceiro, mas não faz vender.


Outra coisa que se pode fazer, se for uma empresa aberta, fazer uma visita só para dar um oi, em um momento que saiba que não é muito difícil de conseguir conversar, longe é claro de fechamento de folha, os empresários ficam loucos essa hora, no Brasil isso acontece entre 30-31 do mês até o quinto dia útil, mas muitos empresários pagam antes, isso ajuda.


Utilizem esses dias para gerar mais prospects/leads, preparar material, dar uma olhada no que está acontecendo na empresa, entre outras coisas.


No geral é isso, não sejam chato, mas já dizia aquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado” e claro, prefiro ser lembrada por ser uma pessoa legal, verdadeira e que tenho um ótimo produto, do que ser lembrada por ser chata (a parte chata fica só nas empresas que trabalho, sou super exigente e consigo enxergar mais detalhe do que eu deveria rs).

Aproveitem e leiam meu livro com dicas de vendas B2B!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores

Use Facebook to Comment on this Post

3 Comments

  1. Pingback: Dicas diversas da Área Comercial com foco nas Startups | Startups Stars

  2. Michel Campillo / 11 May, 2016 at 6:23 am / Reply

    Bom dia!

    O vendedor que tem medo de “ser chato” deve mudar de profissão. Fazer acompanhamento comercial é tirar o cliente de sua rotina para lhe relembrar seu compromisso (em lhe dar uma resposta, uma posição sobre uma proposta que foi mandada, uma avaliação de seu produto que ele ia fazer com a equipe etc) e ninguem gosta disso.

    “Ligar no máximo 1 vez, a depender da abertura pode ligar novamente na semana, senão, pode esperar para ligar na próxima.” -> também pode ligar o ano que vem. Rsrsrs.

    É impossível vender nessa condição, o prospect fica na inércia e nada acontece. Vale a frase: “na maioria das vezes, é preferível errar por ação que por omissão”, então vamos parar de esperar a semana que vem e ligar já amanhã!

    Claro que o contato deve ser feito de maneira inteligente, para manter a motivação e o entusiasmo das pessoas, Mas também com firmeza.

    Boa sorte nos negócios! :)

    • Talita Lombardi / 31 May, 2016 at 12:55 pm / Reply

      Michel, acho que cada um tem uma forma de prospectar e como eu ensino aqui no blog, é sempre baseado em como eu trabalho… Se algum vendedor ficar me ligando muito, eu bloqueio ele rs ;) Então, eu não faço isso.

Leave a Reply