Relacionamento com Cliente/Parceiro (Client relationship)

1
7 December, 2012 at 1:41 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Boa Noiteeeeeeeeeeee!!!

Acredito em relações duradouras, para tudo nessa vida. Na área comercial não pode ser diferente, as empresas que não tem o know how de trabalhar parcerias, principalmente startups, podem pecar quando fazem muitos rodízios de contas, quando deixam que vários vendedores visitem o mesmo parceiro/cliente, isso não pode acontecer com frequência. Vou falar como isso pode acontecer de forma que fique legal para a empresa e para o parceiro.

Tentando contato:

– Mantenham listas atualizadas (via sistema, e-mail, excel etc) dos clientes prospectados e compartilhem as informações;

– Determine o tempo que essa lista ficará na mão de cada vendedor/representante;

– Descubra os motivos pelo qual a parceria não foi fechada, avaliando essa resposta determine um prazo (1 mês está bom), para fazer o rodizio dessa conta.

No momento após a conquista do cliente, temos duas óticas a analisar. Se você é um vendedor, entenda que o network é a sua arma mais poderosa, se o cliente confiar em você, poderá ser seu cliente em qualquer empresa que você for trabalhar. Brigue por suas contas, mantenha contato, faça com que sua reunião seja inesquecível (em outro post vou dar dicas sobre reuniões); Na ótica dos gestores, por favor, parem de querer colocar pessoas para prospectar e outras para atender a conta, isso é péssimo!

Só acredito no rodizio de contas nas seguintes situações: 1- não conseguiu fechar a parceria 2- o vendedor teve problema com o cliente/parceiro 3- saiu da empresa.

Quando o cliente se identifica com alguém, será muito mais difícil alguém da concorrência vir e simplesmente levar esse cliente embora. Isso acontece? Sim  e pode ser por diversos casos.. mas também é papo para um outro blog. Tente se manter mais blindado possível com pequenos detalhes.

Não deixem seus gestores pirarem girando contas, fazer prospecção sem organização, apostem no relacionamento duradouro com cada parceiro que essa é uma das chaves das parcerias que farão o diferencial para sua empresa/ startup no presente e futuro.

Foto: Meu primeiro salão de automóveis, novinha, com uns 20 aninhos. Fui convidada pela Volkswagen para representar a concessionária que eu trabalhava.. essa época como vendedora :)

Foto: Meu primeiro salão de automóveis, novinha, com uns 20 aninhos. Fui convidada pela Volkswagen para representar a concessionária que eu trabalhava.. essa época, como vendedora :)

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply