Boa noite! Quase bom dia rs :)

Muito feliz, coisas novas virão amanhã.. deixa concretizar que eu compartilho aqui com vocês.

Falamos muito de coisas teóricas, mas quero entrar um pouco em práticas comerciais, principalmente focando em estratégias. Bom, quando eu vim para o Rio, me deram um desafio de conseguir parceiros para um site que ainda não existia e não tinha prazo para entrar no ar.. Como o Peixe Urbano já tinha um nome forte, isso ajudou um pouco na confiabilidade da marca, mas até hoje é difícil explicar que o produto não tem nada a ver com compras coletivas.

Bom, vim de João Pessoa ajudar nesse projeto, não conhecia nada no Rio, apenas o que eu via nas novelas da TV brasileira.

Minha estratégia foi primeiro acreditar muito no produto, e finalmente, me apaixonei. Então, comecei pesquisando pelos concorrentes, pesquisando no próprio sistema interno, pesquisei no google, colocando diversas palavras-chaves para descobrir sobre o meu foco. Fiz uma lista em um caderno (que pode ser de maneira digital, eu nesse caso, ainda prefiro papel e caneta rs) e ela tinha basicamente o bairro(s) definido(s), nome do lugar, telefone, horário de funcionamento, e-mail, se eu conseguisse algum dado do sócio, nome do gerente de MKT já anotava lá. Ao invés de ir de porta em porta, comecei ligando, descobrindo mais sobre o lugar, quem respondia pela empresa, horários prováveis de encontrar os decisores. Enquanto alguns colegas simplesmente iam para a rua de porta em porta, eu trabalhava com agendamento, mas não era fácil, tinha que fazer pelo menos 40 ligações por dia para conseguir agendar 4 reuniões .. eu conseguia atender em média 2,5 clientes/dia, pois levava muito bolo.

Outra maneira que sempre atrai parcerias, foi enviando e-mails dizendo quais os novos parceiros que tínhamos conquistado, tamanho do site (depois que o site inaugurou), novidades, entre outros.

Ah, a maneira de chegar nos clientes foi no começo entrar no google maps e procurar quais os ônibus, metros que chegariam até o lugar ou se eu achasse perigoso pegava um táxi. Depois ousei mais, comecei a usar o google maps do Iphone. Hoje estou no meu carro com GPS lindo :)

Então o segredo da prospecção é trabalhar com um número grande de leads, sempre tentar entrar em contato para agendar uma reunião, não ser chato ou inconveniente, tentar entender se o seu negócio é importante para o negócio do parceiro, não mentir, prometer coisas que a empresa possa cumprir.

São dicas de maneira geral, que são super válidas para startups :)

bjs @talilombardi

Use Facebook to Comment on this Post