Boa Noite!!

Hoje estou super, hiper, mega, ultra cansada.. Mas como sempre, vamos ajudar nossos amigos a falar sobre área comercial para startups.

Acho que montar a equipe comercial deve ser um pouco assustador. Como chamar pessoas para trabalhar em uma empresa que nunca ouviram falar? Que provavelmente o escritório é na casa de alguém? Claro que para criar a equipe, a startup já pode ter recebido uma rodada da investimentos mais agressiva. Então vamos pensar mais a partir do segundo momento.

Procurar pessoas de mercado obviamente é uma solução. Linkedin está com as portas abertas recheados de bons profissionais, principalmente pessoas antenadas e prontas para novos desafios. Ao escolher a pessoa que irá tocar o comercial (se essa pessoa não foi escolhida no primeiro momento da concepção da startup), não escolham apenas por curriculos, mas pela a vontade que a pessoa tem pelo o novo e o tanto que a pessoa se mostrou interessada pelo projeto. Não será oferecendo um salário super acima do mercado que fará com que essa pessoa seja bem sucedida. Tente oferecer praticamente o que a pessoa já recebe + stocks, pode se um bom começo.

Para a equipe de maneira geral, sempre acreditei em contratar 2 perfis: 1 de mercado, aquela pessoa que vai dar trabalho com processos, regras, mas vai trazer resultados e 2 pessoas inexperientes, que vão obedecer processos, regras e podem em um primeiro momento não trazer o resultado que precisa, mas se for bem orientada, poderá trazer boas contas e ter um futuro brilhante dentro da sua empresa.

Com certeza todos os CEO´s são apaixonados pelas suas empresas, mostrem esse amor na hora da entrevista, envolva as pessoas para acreditarem no seu negócio tanto quanto você, isso faz com que as pessoas trabalhem em dobro sem nem precisar pedir.

Remuneração? Tópico para um próximo post.. Enviem sugestões!

Bjs @talilombardi

Uma parte da turma do bazzapp.com

Uma parte da turma do bazzapp.com

Use Facebook to Comment on this Post