Comercialmente falando…

1
5 December, 2012 at 10:43 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Bom dia!!!

Hoje quero falar de mais dicas sobre trabalho… sou um pouco viciada nisso.. r =)

Muitas empresas quando estão sendo desenvolvidas, pensam na área comercial por último. Em muitas startups, nunca são prioridades como co-founders, mas eu acho isso errado. Acredito que a área comercial é tão importante quanto uma área de TI, MKT.. Não está tudo junto pois são habilidades bem diferentes.

Então vocês me perguntam, mas o que é ser da área comercial? Respondo que é alguém que leva alguma verdade para o cliente/parceiro. Me deparo com muitos vendedores na minha vida, mas são aqueles que vão vender uma vez e nunca mais, isso não basta. O que acredito é numa relação mais duradoura, uma parceria por um período indeterminado.. Mas como?

Em primeiro lugar, não precisa decorar tudo a respeito de tudo.. Ninguém precisa saber cada detalhe de cada produto, esse modelo é um pouco ultrapassado, você até pode saber tudo, mas aprenda aos poucos, não use seu tempo, que é preciso apenas decorando informações. Os clientes/parceiros querem ouvir coisas diferentes, querem pessoas que não se importem apenas em vender, mas se importem em levar algo que seja realmente legal, olhe nos olhos, seja humano e claro, seja verdadeiro, isso tem que vir do coração, nada de ser um ator, pois a máscara uma hora cai.

Para ser da área comercial, tem que falar muito, mas também precisa saber ouvir, aceitar um não, insistir, mas insistir de maneira educada, não perseguindo as pessoas.

Lembrem-se, comercialmente falando, tenho convicção do que falo para meus clientes/vendedores, não levo mentiras, ajudo, escuto e sempre bato papo para descontrair a mesmice do dia a dia..

Be Smart!! Have a Good day!

@talilombardi

DSC03777

Foto de quando eu era Gerente de Vendas na concessionária Meira Lins (Recife-PE).

Fui promovida com 24 anos :) (e era + gordinha e loura rsrs)

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply